Projeto “Psicólogo na Escola” oferece atendimento especial a crianças e adolescentes nas unidades de ensino

Com o intuito de promover um ambiente educacional mais saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes, a Prefeitura de Araxá implantou em 2021, o projeto “Psicólogo na Escola”. A iniciativa abrange desde os alunos da Educação Infantil até o Ensino Fundamental 1 e 2 em todas as unidades da rede municipal.

São 13 psicólogos educacionais, que atuam em um sistema de rodízio de atendimento, respondendo a casos identificados e demandados pela Equipe Pedagógica de cada escola.

O objetivo principal é desenvolver ações integradas para aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo um atendimento especializado com acolhimento e orientação dentro do ambiente escolar.

Suas atribuições incluem o estudo e intervenção no comportamento humano dentro do contexto da Educação. Além disso, são promovidas rodas de conversas coletivas, orientações individuais, palestras e, quando necessário, encaminhamentos para órgãos de saúde do município.