CTA Araxá realiza ações de conscientização em alusão ao Dezembro Vermelho

Em alusão ao Dezembro Vermelho, Mês de Combate à Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), o Centro de Testagem e Aconselhamento da Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de conscientização e prevenção em relação ao tema.

Além do CTA, as Estratégias de Saúde da Família (ESF) Ana Pinto, Urciano Lemos e Tiradentes estão oferecendo orientações, preservativos e panfletagem. A programação também realiza coleta para testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B e C, sendo todos eles gratuitos e de forma sigilosa.

De acordo com a coordenadora do CTA, Roberta Duarte da Silva, as atividades serão concentradas no dia 13 de dezembro, das 8h às 11h, na avenida Washington Barcelos. "Porém, ao longo de todo o mês, as ações de conscientização acontecem também nas Unidades e Estratégias de Saúde da Família”, diz.

Conforme levantamento do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, entre janeiro e outubro de 2022, foram registrados 33 novos casos de Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em Araxá. Já para sífilis, foram diagnosticados 371 casos não especificados, dentre esses, com pacientes gestantes.

Segundo Roberta, a principal preocupação é que a maioria das pessoas que são diagnosticadas com o vírus HIV já chega em estágio avançado, ou seja, alta carga viral e a baixa imunidade.

“As doenças transmitidas pelo sexo sem proteção são graves e precisam de acompanhamento médico. Por isso, quanto antes forem diagnosticadas, melhor é a eficácia do tratamento. Aproveitamos o mês de conscientização para alertar sobre a necessidade de fazer o teste, principalmente àquelas pessoas que tiveram um contato sexual desprotegido.”

A programação do dezembro vermelho também inclui palestras em empresas e instituições.

O CTA está situado na rua Calimério Guimarães (anexo ao Laboratório Municipal), número 850, Centro. Os testes são realizados gratuitamente às segundas, quartas e quintas-feiras, das 7h às 8h.