ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Fundação Cultural Calmon Barreto apresenta balanço da realização da Lei Paulo Gustavo em Araxá

A aplicação da Lei Paulo Gustavo (LPG) em Araxá resultou em um importante fomento à produção cultural da cidade. Ao todo, 34 artistas foram contemplados nos editais lançados pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), com investimento total de R$ 920.596,36 em projetos culturais.

Foram 15 artistas selecionados no segmento do audiovisual e 19 em demais áreas culturais. As iniciativas envolveram a produção de documentários, videoclipes e curtas-metragens, além de oficinas, apresentações de dança, teatro, música instrumental, bandas, palestras, exposições e até publicação de livros.

O primeiro edital da LPG em Araxá foi lançado no dia 17 de novembro de 2023. Já o segundo edital com o saldo remanescente foi lançado em 29 de abril de 2024. O prazo final para entrega das prestações de contas foi em 20 de junho de 2025, encerrando oficialmente o ciclo de execução dos projetos no município.

As ações viabilizadas pela LPG garantiram acesso gratuito à cultura em diversos pontos da cidade, conectando a população à arte local e promovendo maior visibilidade aos artistas. Além de entretenimento e formação cultural, os projetos também contribuíram para movimentar a economia criativa, com a contratação de profissionais técnicos e colaboradores para execução das propostas.

A coordenadora de projetos da Fundação Cultural Calmon Barreto, Tatiana Mucci, destaca a importância da lei para a valorização da produção artística local. “A Lei Paulo Gustavo foi uma oportunidade de reconhecer e valorizar os artistas da cidade, além de garantir à população o direito constitucional de acesso à cultura. Os projetos executados foram diversos e de grande qualidade, reforçando o potencial criativo de Araxá, valorizando personalidades da cidade, e deixando um legado que inspira e transforma” afirma.

Acessibilidade

Tamanho da Fonte
Inverter Cores