Procon realiza atividade no Dia Mundial do Consumidor

A Prefeitura de Araxá, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), promove na próxima terça-feira (15), atividade alusiva ao Dia do Consumidor.

Essa atividade será realizada no calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, das 10h às 15h, com técnicos do Procon tirando dúvidas dos cidadãos e orientando-os com relação aos seus direitos e deveres.

A secretária executiva do Procon Araxá, Belma Nolli, considera a atividade voltada à informação e educação para o consumo.

“Conhecer os seus direitos, saber como exigi-los e buscar a solução é o primeiro passo a ser dado pelo consumidor. Entretanto, deve também estar consciente de suas obrigações enquanto consumidor bem informado”, ressalta a secretária executiva.

Procon Araxá

Em setembro de 2015, o Procon Araxá passou a funcionar na rua Dom José Gaspar, n°829, na região central da cidade com atendimento ao consumidor realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os serviços prestados pelo órgão ligado a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, são: orientação, consultas ao Serasa e SPC, e atendimento a reclamação de vários segmentos, entre eles, telefonia, cobranças indevidas, produtos que apresentam defeitos, devoluções e renegociação de dívidas.

Dia do Consumidor

A data surgiu em 1962, por determinação do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, com o intuito de proteger os interesses dos consumidores norte-americanos. Segundo Kennedy, os consumidores têm direito à segurança, informação, escolha e a serem ouvidos.

Porém, somente em 1985, 23 anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy