PMA presta assistência às famílias do Cincinato de Ávila

Devido às fortes chuvas que caíram em Araxá no fim da tarde desta quinta-feira (10), o muro de arrimo de um imóvel localizado na Avenida Francino Ferreira da Silva desmoronou sobre o quintal de uma residência da Rua Direne dos Santos, no bairro Cincinato de Ávila. No incidente, duas pessoas ficaram feridas e foram conduzidas pelo Corpo de Bombeiros ao Pronto Atendimento Municipal (PAM).

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, acompanhou todo atendimento médico posterior ao incidente, prestando assistência aos familiares atingidos.

Uma das vítimas, um adolescente de 13 anos, relatou à equipe da Prefeitura que, ao perceberem que o muro de arrimo começava a ceder, ele e a outra vítima tentaram socorrer um cachorro que estava no quintal e acabaram sendo atingidos pelo desmoronamento.

Na manhã desta sexta-feira (11) o assessor de Habitação e Serviço Social Vergílio José da Silva Júnior, acompanhado dos assessores Fausto Barreto e Juarez Luzia França, da Secretaria de Ação e Promoção Social, e os secretários Marco Antônio Rios (Serviços Urbanos) e Sebastião Donizete de Souza (Obras Públicas e Mobilidade Urbana) estiveram no local para avaliar os danos causados pelas chuvas.

O secretário Marco Antônio Rios destacou que a primeira ação da Prefeitura é de proteger a integridade física dos moradores. “Foi feito um muro de arrimo, onde não existe nenhum dispositivo de drenagem, e o solo vai saturando como se fosse uma caixa d’água. A ferragem não suporta esse solo saturado”, explicou o secretário.

O deslizamento de terra ocasionado pelo desmoronamento danificou ainda parte do muro de uma casa vizinha, na Rua Direne dos Santos.

A Prefeitura de Araxá assumiu o compromisso de auxiliar as famílias no que for necessário. “Iremos fazer o levantamento inicial, um acompanhamento social, verificar se essas famílias enquadram no processo social, para que aguarde as próximas providências tomadas pela Prefeitura. A princípio, elas (famílias) não precisam sair, mas serão acompanhadas diariamente por nós”, reforçou o assessor Vergílio José da Silva Júnior.