A Prefeitura de Araxá reabriu as portas do Museu Histórico de Araxá Dona Beja no dia 27 de agosto de 2020. Um verdadeiro resgate da cultura local foi promovido pela Administração Municipal com reforma no prédio que leva o nome de uma das personagens que fez história no município. Fundado em 1965, o casarão teve solenidade de reabertura com o desenlace da fita que marcou a entrega do espaço restaurado à comunidade. “Conseguimos adquirir esse patrimônio para transformar naquilo que ele é e valorizarmos a cultura da cidade”, destacou o prefeito Aracely. A reforma contou com o apoio financeiro de R$ 1,9 milhão da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O Museu Dona Beja teve troca e revisão de todo o madeiramento e telhado. O histórico casarão recebeu a instalação de elevador, rampas, banheiros com acessibilidade e um deck na parte frontal. O prédio reserva roupas e móveis que remetem à época vivida pela Dona Beja em Araxá no século 19.
A cerimônia de solenidade da reabertura do espaço contou também com as presenças do promotor de patrimônio histórico e cultural, Márcio de Oliveira Pereira, da coordenadora dos museus, Maria Angélica Torres Gotelip Barbosa (Tatá), do presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), Régia Côrtes, e do gerente de engenharia da CBMM, Leonardo da Rocha e Silva.
Na ocasião, o prefeito Aracely e a presidente Régia foram homenageados com placas da empresa Minas Construções e Restaurações (MCR), responsável pela realização da obra.