ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Mais um time é eliminado do Ruralão

A Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural comunica que recebeu no dia 28 de setembro de 2015 o pedido de eliminação de um dos times semifinalistas do Campeonato Ruralão do Sesquicentenário de Araxá. Em ofício assinado pelo seu jogador, Sr. Hamilton César Oliveira, o time do Itaipu pediu à assessoria a verificação da irregularidade de um atleta do Chácara Dona Adélia e o deferimento do pedido de eliminação deste time.

O atleta denunciado é Wellington Silvério dos Santos. De acordo com as súmulas arquivadas na Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural, o atleta denunciado jogou em sete das oito partidas que o Chácara Dona Adélia realizou na 1ª fase do Ruralão. Ele só não esteve no jogo do seu time contra o Cala Boca. O jogador denunciado também atuou na partida da fase semifinal em que o Chácara Dona Adélia derrotou o Itaipu por 3 a 1 no dia 20 de setembro de 2015.

Em consulta que a Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural realizou junto a Liga Araxaense de Desportos, que é filiada à Federação Mineira de Futebol e organiza as competições do futebol amador de Araxá, ficou comprovado que o jogador Wellington Silvério dos Santos assinou a súmula de um jogo da Taça Cidade de Araxá em 2014 pela equipe do Ipiranga.

A Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural está de posse da súmula que Wellington Silvério dos Santos assinou no jogo disputado no dia 13 de abril de 2014 entre Santa Terezinha e Ipiranga pela Taça Cidade de 2014.

O artigo 32 do regulamento da competição diz: “Podem participar do Ruralão do Sesquicentenário de Araxá todo atleta nascido a partir do ano de 1999 que não tenha atuado depois do dia 31 de dezembro de 2013 em competições de adultos, com exceção do previsto no artigo 33º, ou de categorias de base organizadas por ligas desportivas de qualquer cidade que sejam filiadas às federações estaduais de futebol. Atletas que assinaram súmulas nessas ligas a partir do dia 1º de janeiro de 2014 não terão condições de jogo no Ruralão do Sesquicentenário de Araxá”.

Completando, o artigo 33 do regulamento diz: “Atletas que disputaram apenas competições da categoria Máster, organizadas por ligas desportivas de qualquer cidade que sejam filiadas às federações estaduais de futebol, depois do dia 31 de dezembro de 2013 podem participar do Ruralão do Sesquicentenário de Araxá”.

Como assinou súmula pelo Ipiranga na Taça Cidade de Araxá em 2014, competição organizada pela Liga Araxaense de Desportos, o jogador Wellington Silvério dos Santos não poderia ter sido inscrito no Campeonato Ruralão do Sesquicentenário de Araxá e por isto atuou de forma irregular pelo Chácara Dona Adélia.

O artigo 50 do regulamento da competição diz: “Se for comprovado em qualquer momento do Ruralão do Sesquicentenário de Araxá que um time escalou um jogador irregular, de acordo com o que está previsto neste regulamento, o time será eliminado da competição e todos os seus jogos serão anulados”. Esse artigo está devidamente sublinhado no regulamento assinado pelos representantes dos nove times participantes do Ruralão e entregue a cada um deles.

Diante do que determina o artigo 50 do regulamento do Ruralão, a Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural deferiu o pedido feito em ofício pelo Itaipu e eliminou o Chácara Dona Adélia da competição por ter escalado irregularmente o jogador Wellington Silvério dos Santos, anulando todos os seus jogos no campeonato, inclusive a partida que o time disputou contra o próprio Itaipu pelas semifinais no dia 20 de setembro de 2015.

O representante da equipe do Chácara Dona Adélia, Sr. Alexandre José Borges (Branco), esteve hoje (30 de setembro) na Assessoria Municipal de Esportes Amador e Rural e foi devidamente comunicado sobre a eliminação do seu time do Ruralão do Sesquicentenário de Araxá devido ao descumprimento do artigo 32 do regulamento da competição. Ele teve acesso aos documentos que comprovam a irregularidade do jogador Wellington Silvério dos Santos.

Sendo assim, o Chácara Dona Adélia será substituído na fase semifinal do Campeonato Ruralão do Sesquicentenário de Araxá pela Fazenda Bela Vista. Como todos os jogos dos eliminados Chácara Dona Adélia, Cala Boca e Gondins foram anulados, Fazenda Bela Vista e Fazenda São João conquistaram o mesmo número de pontos, mas o primeiro ficou na frente devido ao saldo de gols, como pode ser conferido a seguir:

 

PTS

J

V

E

D

GP

GC

SG

Fazenda Bela Vista

06

05

02

00

03

12

15

-03

Fazenda São João

06

05

02

00

03

07

12

-05

O jogo de ida entre Fazenda Bela Vista e Itaipu acontece neste domingo, 4 de outubro, às 9 horas, no Estádio Municipal Fausto Alvim. O Itaipu tem a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols por ter realizado uma melhor campanha que a Fazenda Bela Vista.

Os jogos de volta das semifinais do Campeonato Ruralão do Sesquicentenário de Araxá serão realizados no dia 11 de outubro de 2015 no Estádio Municipal Fausto Alvim, sendo que Itaipu e Fazenda Bela Vista jogam às 9 horas, enquanto que o confronto entre Fazenda Máfia e Juventude Antinha será às 11 horas.

Com a eliminação do Cala Boca, a situação dos quatro semifinalistas do Ruralão é a seguinte:

 

PTS

J

V

E

D

GP

GC

SG

Fazenda Máfia

18

06

06

00

00

25

04

21

Itaipu

09

05

03

00

02

12

09

03

Juventude Antinha

09

06

03

00

03

08

13

-05

Fazenda Bela Vista

06

05

02

00

03

12

15

-03

Com a eliminação do Chácara Dona Adélia, os principais artilheiros do Campeonato Ruralão do Sesquicentenário de Araxá são:

 

 

Jogador

Time

Gols

JULINHO

FAZENDA MÁFIA

05

JUNINHO VALERIANO

FAZENDA MÁFIA

05

CARRAPICHO

ITAIPU

04

ROBINHO

JUVENTUDE ANTINHA

04

BETO MOURA

FAZENDA MÁFIA

04

RODRIGO SANTOS

FAZENDA BELA VISTA

03

CLAUDINHO

FAZENDA BELA VISTA

03

THIAGO CATIRINO

FAZENDA BELA VISTA

03

WESNEY

ITAIPU

03

THIAGO PARREIRA

FAZENDA MÁFIA

03

GABRIEL

FAZENDA MÁFIA

03

GELÉIA

FAZENDA SÃO JOÃO

02

HAMILTON

ITAIPU

02

JOÃO BATISTA

JUVENTUDE ANTINHA

02

GUSTAVO RIOS

FAZENDA MÁFIA

02