Prefeito anuncia doação definitiva de área para a FCA

A pedra fundamental para construção do Centro Cultural do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) foi lançado na terça-feira (29), no Tribunal do Júri do curso de Direito. O empreendimento conta com apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) via recursos Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com investimento aproximado de R$ 25 milhões.

A convite do reitor Válter Gomes, o prefeito Aracely de Paula, a vice-prefeita Lídia Jordão, o diretor administrativo da CBMM, Antônio Gilberto Ribeiro de Castro, o presidente da Fundação Cultural de Araxá (FCA), Márcio Farid, o deputado estadual Bosco, o secretário-adjunto de Estado de Cultura, Bernardo Mata, alunos e professores do Uniaraxá conferiram o projeto que tem como estimativa ficar pronto em um prazo de quatro anos.

De acordo com apresentação feita pelo reitor, o moderno espaço também será aberto à comunidade e contará com biblioteca, teatro com capacidade para 500 pessoas e espaços de exposição e interação.

O prefeito Aracely diz que o Centro Cultural é uma conquista extraordinária para a cidade de Araxá. “Acho que esse Centro Cultural aberto ao público e aos nossos estudantes contribuirá e muito para que a gente possa realmente pensar na Araxá que nós sonhamos, com gente mais culta e mais civilizada, conscientizada dos seus direitos e das suas obrigações”, destacou.

Doação definitiva de área

Ainda durante o seu pronunciamento, o prefeito Aracely anunciou ao público um projeto de lei de autoria do Executivo que doa definitivamente à Fundação Cultural de Araxá, mantenedora do Uniaraxá, a área de 34,8 mil m² onde está instalado o campus universitário.

Aracely ressaltou que a doção visa possibilitar a ampliação dos cursos que são oferecidos à comunidade araxaense, e consolidará para a entidade sua capacidade econômica e patrimonial, contribuindo para o seu desenvolvimento e o crescimento de suas atividades, investindo seus recursos na melhoria de suas instalações, de seus profissionais, em tecnologias avançadas e na qualidade de seus cursos.

Em contrapartida, de acordo com o projeto de lei, a FCA favorecerá alunos que tenham mais dificuldades financeiras para frequentar algum de seus diversos cursos.

A matéria já está tramitando na Câmara Municipal de Araxá.