ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Abertura da Semana do Turismo destaca atividades

A Semana do Turismo, promovida pela Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal Especial de Turismo e Eventos, foi aberta oficialmente na segunda-feira (28), no Teatro Municipal. O objetivo do evento é de fortalecer cada vez mais o trade turístico e valorizar o potencial de Araxá no setor com palestras e atrações que acontecem até sexta-feira (2).

A secretária especial de Turismo e Eventos, Régia Côrtes, relatou que Araxá é uma cidade linda, com suas riquezas culturais e naturais, uma gastronomia privilegiada, um diversificado artesanato e eventos atraentes que movimentam a economia local. “Temos um potencial turístico altíssimo, e assim podemos discutir as melhores estratégias e planejarmos a cidade dos nossos sonhos”, disse.

A abertura da Semana do Turismo contou ainda com apresentação artística do grupo CDK (Centro de Danças Kathak) e da palestra “Turismo - Oportunidades para o Desenvolvimento das Cidades Empresas e Negócios” proferida pelo turismólogo e mestre em Turismo e Meio Ambiente, Tom Pires, em parceria com o Sebrae Minas Gerais.

Também na segunda-feira (28), foi proferida no período da manhã a palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Armando Santos.

No domingo (27), Dia Mundial do Turismo, a semana teve como atração inicial o show “Os Quarentões da Viola”, no Teatro Municipal de Araxá.

A programação inclui atividades diversificadas que se estendem até sexta-feira, 2 de outubro, com destaque para o projeto “Ciência Móvel” que acontece no Uniaraxá de quarta (30) a sexta (2).

O prefeito Aracely de Paula destacou a importância do turismo para o desenvolvimento da cidade, valorizando a história do município e de quem contribuiu para o crescimento de Araxá.

“A cidade merece comemorar essa data (Dia Mundial do Turismo) com os seus parceiros. É bom dizer que nessa jornada que todos confiam que estamos no caminho certo, as coisas vão acontecer, com certeza. É bom falar de Araxá, é bom falar da sua história, mas acima de tudo, do seu momento quando acreditamos no seu futuro”, ressaltou o prefeito.

A Semana do Turismo conta com a parceria do Senac, Sebrae, Acia, Uniaraxá, do Sesc, FCCB, Fiocruz, Fundação Cecierj, apoiadores CDK, Emanuel Horácio Montandon, Guia de Turismo, turismólogo Mateus Andrade, Tauá Grande Hotel e diversas secretarias a Prefeitura Municipal.

27/09 - Domingo

- 20h: Apresentação Musical - Os Quarentões da Viola, no Teatro Municipal de Araxá - Realização PMA.

28/09 - Segunda

- 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Armando Santos - Realização PMA e Senac.

- 19h30: Abertura Oficial, com apresentação do Grupo de Dança CDK e palestra “Turismo - Oportunidades para o Desenvolvimento das Cidades Empresas e Negócios”, com turismólogo e mestre em Turismo e Meio Ambiente, Tom Pires, no Teatro Municipal - Realização PMA e Sebrae.

29/09 - Terça

- 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Professor Luiz Antônio Corrêa de Oliveira (Polivalente) - Realização PMA e Senac.

-13h: City tour com os idosos da Apae; pontos turísticos. Realização PMA e Senac.

-14h - Visita monitorada ao Tauá Grande Hotel do Barreiro - Realização PMA, Rede Tauá e Senac.

30/09 - Quarta

- 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Rotary - Realização PMA e Senac.

- 8h às 11h30 e 13h às 17h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá - Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas - Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

- 13h - City tour com pacientes da Fada; pontos turísticos - Realização PMA e Senac.

- 14h: Visita monitorada ao Tauá Grande Hotel do Barreiro - Realização PMA, Rede Tauá e Senac.

1º/10 - Quinta

- 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Loren Rios Feres - Realização PMA e Senac.

- 8h às 11h30, 13h às 17h e das 18h às 21h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá - Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas - Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.

- 8h30: Palestra Magna no auditório Dona Beja do Sesc Araxá - “Gastronomia - Turismo e Desenvolvimento Regional”, com especialista em Gastronomia do Núcleo de Especialistas da Diretoria Regional, Hans Eberhard Aichinger, e especialista em Pesquisa Gastronômica, Vani Pedrosa, ambos do Senac Minas Gerais - Realização PMA, Sesc e Senac.

02/10 - Sexta

- 8h: Palestra “A Importância do Desenvolvimento do Turismo na Cidade de Araxá”, com consultor do Senac, Carlos Eduardo Alves Lima, na Escola Estadual Dom José Gaspar - Realização PMA e Senac.

- 8h30 às 11h30 e 13h às 15h: Ciência Móvel no Centro de Convivência do Uniaraxá - Museu da Vida, Vida e Saúde, Exposições, Jogos, Equipamentos Interativos, Multimídias e Oficinas - Realização PMA, Fiocruz, Uniaraxá e Cecierj.