Visita a Centros de Videomonitoramento no interior de SP

Uma comitiva de Araxá visitou as cidades de Vinhedo e Jundiaí, interior de São Paulo, entre os dias 13 e 14 de julho, para conhecer os sistemas de videomonitoramento executados por esses dois municípios, que são referências em segurança urbana.

A Prefeitura de Araxá esteve representada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Parcerias e diretor do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), Leandro Haddad. Também participaram o presidente do Consep, Sérgio Goulart, o diretor financeiro do Consep, João Bosco Ferreira, e o comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Arnaldo Pereira Júnior.

O destaque foi para as câmeras de OCR (Reconhecimento óptico de caracteres, sigla em inglês), que fotografam as placas dos veículos que entram e saem da cidade e, através de um sistema de informática, conseguem mapear possíveis suspeitas de autorias de crimes.

Na foto, a comitiva com o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, o subcomandante Paulo Vicente Soares e o supervisor Gilberto Russo.

O Consep vai agora ouvir o delegado regional de Polícia Civil de Araxá, Cezar Felipe Colombari da Silva, para depois levar o projeto para apreciação da comunidade.