A Prefeitura de Araxá participou da solenidade de lançamento do projeto Cientistas do Cerrado nesta quarta-feira (10), no Teatro Municipal. A ação é desenvolvida anualmente pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O Executivo, a Sala Verde e o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) estão entre os parceiros.

A ação é desenvolvida dentro do Programa de Educação Ambiental da mineradora desde 1992, através de projetos pedagógicos que propiciam aos alunos araxaenses conhecimentos dos aspectos ambientais da empresa, das suas atividades de conservação da biodiversidade do Cerrado e fortalecendo a integração entre a companhia e a população. O projeto é idealizado pela coordenadora do Centro de Desenvolvimento Ambietal (CDA), Laura Teodoro.

Em seu discurso, a secretária especial de Turismo e Eventos, Régia Côrtes, que na oportunidade representou o prefeito Aracely de Paula, parabenizou a iniciativa e parceria da CBMM com a comunidade e transmitiu uma mensagem do prefeito.

“Projeto como esse é para Araxá, sem dúvida alguma, conteúdos, trabalhos e ações sustentáveis que fazem que essa cidade seja cada dia melhor”, reforçou Régia.

A secretária de Educação, Gessy Glória Lemos, também participou do evento e destacou que o lançamento do projeto Cientistas do Cerrado se torna especial porque foi lançado justamente no mês que comemora o Dia do Meio Ambiente.

“Todos nós somos agentes transformadores no ambiente em que vivemos, por isso temos responsabilidade e compromisso em contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta”, comentou Gessy.

“Não cabe só o Poder Público, mas também a coletividade, o dever de defender e preservar o meio-ambiente para as futuras gerações”, acrescentou a educadora da Sala Verde, Márcia Almeida.

O projeto envolve palestras, cursos e oficinas com foco na importância da preservação ambiental, e promove concurso de redação com os alunos da rede de ensino de Araxá.