A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promove Recuperação Ambiental

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promoveu, nesta quinta-feira (11), a execução de projeto de terraceamento agrícola e plantio de mudas no entorno de uma voçoroca localizada em uma propriedade rural na região do Ribeirão Pirapitinga.

A voçoroca é um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas. A voçoroca torna o solo pobre, seco, quimicamente morto e infértil.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Maria Lemos Júnior (Juninho), que o entorno da voçoroca foi cercada e logo acima foi feita uma curva de nível por uma  máquina patrol para impedir a forte enxurrada, desviando o curso da água e diminui o seu impacto no solo. O plantio de mudas foi realizado com universitários do Uniaraxá.

“É uma importante ação para evitar essa grande degradação ambiental naquela propriedade rural, permitindo que futuramente a vegetação esteja recuperada, evitando grandes perdas ao meio ambiente como o desmatamento e o desmoronamento que está acontecendo nessa voçoroca”, diz Juninho.

O projeto faz parte das Ações Integradas de Meio Ambiente que estão sendo executadas em Araxá por meio do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e diversos parceiros.