Início das Ações Integradas ao Meio Ambiente

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) iniciou série de atividades relativas ao projeto Ações Integradas ao Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar de Araxá”, nesta segunda-feira (1º). O objetivo é executar ações que possam tornar a cidade como referência no enfrentamento dos problemas ambientais.

O primeiro dia iniciou com a realização de palestra sobre as Nascentes Urbanas de Araxá, com a professora de Hidrologia (ciência dedicada ao estudo das águas) do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Juliana de Fátima Silva, ao lado de alunos do curso de Engenharia Ambiental, Raihany Achilley Ferreira, Amanda Borges, Isabela Veloso e Lucas Germano.

O público-alvo foi os alunos do primeiro ano da Escola Estadual Armando Santos que assistiram sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e medidas de conservação para nascentes urbanas. Dentre as dicas, o que foi destacado principalmente é a parceria entre moradores, escola, poder público, universidade, empresas, etc.

Foi anunciado durante a palestra um estudo feito pelo IPDSA que aponta 17 nascentes precisam ser cercadas no município. Estiveram também presentes o auxiliar de Serviços Gerais, José Francisco Alves, e a engenheira florestal Larissa Veloso de Paula, ambos da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), o sargento da Polícia Militar Ambiental, Heliton das Graças Figueiredo, e a educadora ambiental da Sala Verde, Márcia Almeida, que foram recepcionados pela diretora escolar Antônia Aparecida Ribeiro.

Depois da palestra que representou a teoria da preservação ambiental, todos foram colocar tudo em prática caminhando para a nascente localizada nas proximidades da escola. A atividade ao ar livre foi o início do projeto “Mais fruta na mata”, com o passo a passo de um plantio em torno da nascente.

Nesta terça-feira (2), a semana seguiu com a palestra que trouxe o tema “Fiscalização ambiental: em busca da sustentabilidade” para os alunos da Escola Estadual Dom José Gaspar, com a bióloga Roberta Neves Reis de Menezes, e fiscal Adercides Alves de Lima Filho. Na sequência, os estudantes visitaram uma área com irregularidade ambiental nas proximidades da escola para o acompanhamento do trabalho de fiscalização do IPDSA.

Mais Ações Integradas ao Meio Ambiente ocorrem até o dia 12 de junho.