Araxá promove II Simpósio de Saúde Mental e fortalece rede de cuidado humanizado

A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nos dias 09 e 10 de outubro de 2025 o II Simpósio de Saúde Mental, no Gran Hall. O evento reúne profissionais da área, acadêmicos, estudantes, instituições públicas, privadas e a comunidade, com o objetivo de fortalecer o debate sobre práticas e desafios contemporâneos em saúde mental.

Com o tema “Saúde Mental em Rede: Desafios Contemporâneos e Novas Perspectivas de Cuidado”, o simpósio traz discussões sobre o fortalecimento da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), a promoção do cuidado humanizado e a valorização da vida.

Este será um evento regional, com participação de representantes da área de saúde mental de diversas cidades, como Uberaba, Uberlândia, Ibiá, Sacramento e Iturama, além da presença confirmada de representante do Ministério da Saúde.

Durante os dois dias, também serão realizadas mesas de debate e apresentações culturais de pacientes do CAPS-AD, vencedores do 2º Festival de Talentos, reforçando o papel da arte como instrumento de superação e inclusão.

Para Alessandra Silva, referência técnica em Saúde Mental de Araxá, o simpósio é uma oportunidade de ampliar reflexões e construir novos caminhos. 
“A saúde mental precisa ser pensada em rede, de forma integrada e humanizada. O simpósio nos permite refletir sobre os desafios que enfrentamos e, principalmente, criar novas possibilidades de cuidado para toda a população”, destaca.

A entrada é mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a instituições de Araxá que cuidam de pacientes da saúde mental.

Cronograma

DIA 09/10/2025
08h às 09h – Mesa de Abertura: Integração e Cuidado
10h às 11h – Palestra: Psicopatia: Entre o Cuidado, a Justiça e a Sociedade – Dr. Renato Zouain Zuppo
13h – Credenciamento
13h30 às 15h – Mesa de Debate: Psicofarmacologia Contemporânea
15h – Coffee Break
15h30 às 17h30 – Mesa de Debate: Reforma Psiquiátrica e os Desafios do Cuidado

DIA 10/10/2025
07h30 às 08h – Credenciamento
08h às 09h15 – Mesa de Debate: Cuidar em Liberdade
09h30 às 11h – Apresentação: Resistência e Afeto – Equipe de Saúde Mental
13h30 às 15h – Mesa de Debate: Saúde Mental na Infância e Adolescência
15h – Coffee Break de Encerramento
15h30 às 17h – Palestra: Transformar para Cuidar –  Neurocientista e Psicanalista Dra. Andrea Vermont

Acessibilidade

Tamanho da Fonte
Inverter Cores