O Centro de Atenção Psicossocial infantojuvenil (CAPS IJ) de Araxá foi reinaugurado nesta quarta-feira (1°), em novo endereço: Rua Carvalho Lopes, nº 238 - Centro. O espaço passou a funcionar em um ambiente mais amplo, pensado para oferecer melhores condições de atendimento a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em sofrimento mental.
De acordo com a referência técnica em Saúde Mental, Alessandra Silva, o CAPS Infantil é porta aberta, ou seja, não exige agendamento ou encaminhamento para acolher os pacientes. “O CAPS atende situações de crise e casos como abuso sexual, violência, ansiedade grave, compulsão alimentar ou quando a criança apresenta sofrimento intenso, deixando de brincar, ir à escola ou interagir. Também recebemos casos de agitação extrema. Nessas situações, a família pode procurar diretamente o serviço”, explica.
O atendimento ocorre diariamente por livre demanda no período da manhã, em formato de acolhimento. Tanto a criança quanto o responsável são ouvidos, e a equipe define um plano terapêutico individualizado. Atualmente, o CAPS Infantil acompanha 130 crianças e adolescentes.
A coordenadora do CAPS IJ, Juliana, destaca que o novo espaço foi planejado para ampliar as possibilidades de cuidado. “Pensamos em cada detalhe para receber nossas crianças e adolescentes. Agora teremos novas oficinas, mais atividades de esporte, lazer, artes e artesanato. É um ambiente amplo, acolhedor e pronto para atender quem precisar”, afirma.
O prefeito de Araxá, Robson Magela, ressalta a importância do serviço. “A partir de agora temos um espaço para o funcionamento do CAPS Infantojuvenil, estruturado para garantir um atendimento humanizado e de qualidade às nossas crianças e adolescentes. Este trabalho fundamental para fortalecer a rede de saúde mental e oferecer um acolhimento adequado às famílias que buscam apoio”, declara.
