Árvores que contam histórias, refrescam a cidade e protegem o clima. Com esse espírito, a Prefeitura de Araxá celebra o Dia da Árvore neste domingo (21), e estende as ações ao longo de setembro, sob o tema “Árvores: Guardiãs do Clima e do Nosso Futuro”. A programação é realizada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), em diálogo com a Primavera dos Museus, iniciativa anual do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) que conecta cultura, educação e preservação no início da primavera.
As atividades começam na segunda-feira, dia 22, aproveitando o início da primavera e do período chuvoso, a melhor janela para plantio e manutenção das mudas. Neste dia, estudantes do Colégio Gabarito participam, às 14h, da roda de conversa “Da semente ao gás: como os resíduos e as árvores moldam o clima”, relacionando descarte correto, mudanças climáticas e o papel da arborização urbana.
O município também retoma, agora com plantios, o projeto “Uma árvore na minha calçada”. Lançado em junho, na Semana do Meio Ambiente, ele somou mais de 100 inscrições e entra na fase de execução. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente já estão contatando os inscritos para orientar a preparação da calçada e agendar a colocação das espécies adequadas. Novas adesões poderão ser solicitadas através deste link (http://https//araxa.municipiovirtual.com.br/controle/padrao/solicitacao_projeto.php).
Em parceria com a FCCB e integrando a Primavera dos Museus, o eixo “Conectando a Comunidade às Ações Climáticas” leva conteúdo e prática aos espaços culturais. No Museu Dona Beja, dia 23, às 13h30, alunos da Escola Estadual Maria de Magalhães visitam uma mostra com painéis, fotos e vídeos sobre eventos climáticos e seus impactos. Já no Museu Calmon Barreto e no Memorial de Araxá, no dia 25, às 13h30, estudantes da Escola Eduardo Montandon participam da oficina de porta-retrato com reaproveitamento de materiais recicláveis, conectando arte, resíduos e clima.
Com a educação ambiental desde a primeira infância, a agenda inclui a atividade lúdica “Folhinhas de Mão” para o Cemei Dona Petrosa no dia 24, às 14h, onde as crianças criam um mural transformando suas mãos em copa de árvore. Já a atividade “O mundo das árvores” acontece na Escola Dona Gabriela, dia 26, às 10h40, com dinâmicas sobre funções ecológicas e convivência com o verde.
Fechando o mês, o projeto “Por uma Araxá mais Arborizada” promove plantios nas calçadas das escolas e canteiros centrais, começando com os alunos do Cemei Dona Petrosa no dia 30, às 8h30.
“Neste ano desenhamos a programação olhando especialmente para o público infanto-juvenil: é na escola e em casa que a educação ambiental cria hábitos para a vida toda. Crianças e adolescentes são grandes multiplicadores.”, destaca Roberta Neves, assessora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com ela, a primeira ação, neste domingo (21), é para envolver toda a cidade. “Faça um passeio ao ar livre, escolha sua árvore favorita em uma praça ou área verde, registre a foto. Vale selfie, em família ou só da árvore. Marque o perfil da Prefeitura (@prefeituradearaxa) com a #DiadaÁrvoreAraxá. Vamos encher as redes de verde.”,
