Araxá vem se consolidando como referência regional na regulamentação do serviço de transporte por aplicativo. O modelo adotado no município tem despertado o interesse de outras cidades, como Patrocínio, que enviou uma comitiva para conhecer de perto o sistema implantado.
Nesta semana, representantes da cidade vizinha estiveram na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araxá, onde foram recebidos pela secretária Naiara Pacheco, por servidores do Serviço de Trânsito e Transporte (Settrans) e pela empresária Mara Lorrane, representante de um aplicativo de mobilidade urbana. A comitiva contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes de Patrocínio, Roberto Parros, e do vereador Marcos Remis dos Santos Filho.
Durante o encontro, a equipe de Araxá apresentou todo o processo de idealização e implantação da regulamentação do serviço. Foram compartilhadas informações sobre a legislação vigente, além de detalhes sobre o uso do selo de identificação dos veículos credenciados, documentação exigida, mecanismos de controle e ações de fiscalização.
Atualmente, Araxá conta com 625 veículos cadastrados para prestar o serviço de transporte por aplicativo. A secretária Naiara Pacheco destaca o avanço do município na área de mobilidade urbana. “O uso de aplicativos tem crescido de forma expressiva. E isso vem ao encontro da necessidade de uma regulamentação que proporcione mais comodidade, segurança e praticidade ao usuário. Seguimos trabalhando para que Araxá continue sendo exemplo de organização, acessibilidade e progresso”, ressalta.
O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes de Patrocínio, Roberto Parros, avalia que a visita foi importante para o processo de implantação da regularização do transporte por aplicativo na cidade. “Ficamos impressionados com a eficiência e organização do sistema de operação de motoristas por aplicativo, bem como com a forma de fiscalização do transporte coletivo e videomonitoramento. A troca de experiências e conhecimentos foi extremamente enriquecedora. Certamente, essa referência será muito útil para o nosso trabalho”, afirma.
