ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Conferência Regional realizada em Araxá define propostas para políticas públicas voltadas às mulheres

Mais de 140 participantes estiveram reunidas em Araxá, no dia 26 de junho, para a primeira edição da Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. O encontro abriu o ciclo de conferências preparatórias para a 5ª Conferência Estadual e teve como foco a construção de propostas voltadas à equidade de gênero e à garantia de direitos.

Promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e pelo Conselho Estadual da Mulher (CEM-MG), em parceria com o Instituto Periférico, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araxá (CMDM) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento contou com a participação de representantes de cidades como: Araxá, Uberlândia, Uberaba, Douradoquara, Estrela do Sul, Frutal, Prata, Tupaciguara e Belo Horizonte.

A programação foi dividida em grupos de trabalho que discutiram oito eixos temáticos. As propostas elaboradas seguem agora para a etapa estadual, que reunirá as contribuições de todas as conferências regionais. Durante o evento, foram eleitas as delegadas que representarão a regional de Araxá: Mirtes Mirian Pereira, da sociedade civil, e Maristela Dutra, do poder público.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Leany Tupinambá, ressalta a importância da troca de experiências entre os municípios e destaca que a conferência despertou o interesse de outras cidades em conhecer a estrutura local. “Araxá tem se destacado como uma cidade comprometida com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Com ações concretas e uma rede de apoio em constante construção, o município vem assumindo um papel de liderança, tornando-se referência para outras cidades da região”, conta.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Lillian Pereira, o momento foi importante para refletir e propor ações efetivas. “A conferência foi uma oportunidade valiosa para debater políticas públicas transformadoras. Araxá tem um diferencial por contar com um conselho ativo e uma rede consolidada. Foi o momento de compartilhar a trajetória que estamos construindo por meio do Organismo de Políticas para as Mulheres (OPM), do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e de diversas outras iniciativas voltadas à promoção dos direitos das mulheres”, enfatiza.

A conferência realizada em Araxá foi a primeira de uma série que busca reunir representantes de cerca de 50 municípios por edição em diferentes regiões de Minas Gerais. O objetivo é ampliar a participação social e fortalecer a construção coletiva de políticas públicas voltadas às mulheres mineiras.

Acessibilidade

Tamanho da Fonte
Inverter Cores