Araxá viveu dias de cultura, sabor e reconhecimento global com a realização da 5ª edição da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, entre os dias 26 e 29 de junho de 2025. O evento, considerado o principal do segmento de queijos artesanais nas Américas, consolidou-se como vitrine internacional para produtores, especialistas, e apreciadores da iguaria.
Com uma estrutura montada no pátio principal e nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá – a ExpoQueijo atraiu a atenção de 16 países, com degustações, premiações, shows, experiências gastronômicas e muito networking entre os participantes.
O evento teve impacto direto em setores como turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e relações internacionais, movimentando a economia local e posicionando Araxá no centro do mapa mundial do queijo.
Queijo brasileiro conquista o prêmio máximo
Um dos momentos mais emblemáticos desta edição foi a conquista inédita do Prêmio Super Ouro, o mais alto reconhecimento da ExpoQueijo. O título foi conquistado pelo Queijo Pedra do Segredo, da Queijaria Pedra do Segredo, localizada em Alagoa, no sul de Minas Gerais. A iguaria concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, maturado por mais de 180 dias. Produzido de forma totalmente artesanal, o queijo impressionou o júri internacional.
Brasil lidera premiações e Minas se destaca
Nesta edição, o Brasil foi o grande destaque com 39 troféus de Ouro, seguido por Itália, Argentina e Peru. Ao todo, a competição distribuiu prêmios em 42 categorias, avaliando mil queijos artesanais por um júri de cerca de 200 especialistas de sete nacionalidades.
Minas Gerais, como já é tradição, foi o estado com maior número de reconhecimentos. Destaque para o produtor Renato Queirós de Castro, de Madre de Deus, que se tornou bicampeão em sua categoria. Também foram premiados produtores de outros estados como Amazonas, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, revelando a diversidade e qualidade da produção nacional.
Valorização da cultura e do artesanato local
A ExpoQueijo 2025 também foi palco para a valorização da cultura araxaense. Por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural Calmon Barreto e a Secretaria Municipal de Turismo, foi montado um espaço dedicado ao artesanato local.
Participaram as associações Associação dos Artesãos e Doceiros de Araxá, Associação dos Doceiros de Araxá (ADA), Semente Criativa, Fênix e o Ateliê de Tecelagem Hermantina Drummond, que encantaram o público com seus produtos e técnicas tradicionais.
