A Secretaria Municipal de Saúde realiza, entre os dias 19 e 23 de maio, mais um Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). A ação acontece em toda a cidade e tem como objetivo identificar a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O trabalho será conduzido pelas equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACE's) da Vigilância Ambiental, que irão visitar 459 quarteirões sorteados por amostragem em 115 bairros do município.
“Durante o LIRAa, os agentes visitam imóveis, coletam amostras de larvas e as encaminham para uma análise, que confirma se elas pertencem ao Aedes aegypti. Os resultados avaliam o percentual de imóveis com focos do mosquito e os tipos de recipientes onde foram encontrados, e servem de base para elaboração de ações de controle nas áreas com maior infestação”, explica o supervisor geral dos agentes de endemias, Rogerio Pereira de Morais.
Ele reforça que a abordagem é pontual e diferente das visitas regulares. “Ao chegarem às residências, os agentes se identificam e explicam os objetivo da visita, solicitando autorização para realizar a inspeção do ambiente. A busca por focos do mosquito é feita em todos os recipientes que possam acumular água parada. Contamos com o apoio dos moradores para facilitar o acesso dos nossos profissionais”, conclui.
