A Prefeitura de Araxá está fortalecendo as ações de coleta seletiva com um novo projeto que une educação ambiental e reciclagem, envolvendo diretamente alunos da rede pública e suas famílias. A partir desta semana, a distribuição de sacos azuis será realizada nas escolas municipais, incentivando a separação correta dos resíduos já dentro de casa. A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos, Educação e Meio Ambiente.
O projeto tem início com os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Manoela Lemos. A proposta é simples e transformadora: por meio de rodas de conversa e palestras, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente sensibiliza as crianças sobre a importância da reciclagem. Em seguida, cada estudante recebe um saco azul para levar para casa.
Durante a semana, as famílias utilizam o saco azul para separar o lixo seco (reciclável) do lixo orgânico. Na sexta-feira, os alunos devolvem os sacos cheios à escola, e o material é recolhido por associações parceiras. A proposta será estendida gradualmente a todas as unidades da rede municipal, alcançando cerca de 3 mil alunos e formando multiplicadores de boas práticas ambientais.
“A ideia é que as crianças levem esse novo hábito para dentro de casa e incentivem seus familiares a separarem os resíduos recicláveis. O saco azul funciona como um sinal para os coletores identificarem o material reciclável, facilitando a triagem e o reaproveitamento”, explica a secretária de Serviços Urbanos, Anna Tereza Ávila.
Atualmente, a taxa de reciclagem em Araxá é inferior a 10%, muito abaixo do potencial. Segundo Anna Tereza, até 90% dos resíduos domésticos podem ser reciclados com a separação correta.
“Acreditamos que a mudança começa pela conscientização. E nada mais potente do que envolver as crianças nesse processo. Elas são multiplicadoras dentro de casa e agentes de transformação na sociedade”, completa a secretária.
