Conferência Municipal discute políticas públicas e apresenta novos projetos para a terceira idade

Garantir que os idosos tenham voz ativa na construção das políticas públicas foi o objetivo da 3ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada nesta quinta-feira (20), no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação" o evento promoveu debates, palestras e grupos temáticos, além de apresentar novos projetos voltados ao cuidado e à inclusão social da população idosa.

A programação foi dividida em dois momentos. Pela manhã, os participantes acompanharam palestras sobre os desafios do envelhecimento e a necessidade de ampliar as políticas voltadas ao setor. No período da tarde, os idosos se reuniram em grupos temáticos para sugerir propostas dentro de cinco eixos prioritários:
    •    Financiamento das políticas públicas para garantir os direitos sociais;
    •    Fortalecimento de ações para proteção à vida, saúde e cuidados integrais;
    •    Combate à violência e ao abandono social e familiar;
    •    Promoção da participação social e do protagonismo da pessoa idosa;
    •    Aperfeiçoamento dos conselhos de direitos da pessoa idosa.

A secretária de Ação Social, Lillian Pereira, ressaltou a importância da conferência como ferramenta essencial para a construção de políticas públicas voltadas à terceira idade. “Este é um espaço fundamental para ouvirmos as demandas dos idosos e compreendermos suas reais necessidades. A partir desse diálogo, conseguimos desenvolver ações mais eficazes, garantindo que seus direitos sejam respeitados e ampliados”, afirma.

Novos projetos para assistência à terceira idade

Durante o evento, a Secretaria de Ação Social apresentou três novas iniciativas que visam aprimorar o atendimento à população idosa em Araxá:
    •    Mãos que Cuidam – programa de capacitação para profissionais que atuam no cuidado domiciliar de idosos;
    •    Central de Vagas – regulamentação que busca otimizar o acolhimento de idosos que necessitam de assistência especializada;
    •    Centro Dia do Idoso – espaço em fase de licitação, que oferecerá atendimento diário para até 30 idosos, com atividades, terapias e convivência social, preservando o vínculo familiar.

Acessibilidade

Tamanho da Fonte
Inverter Cores