Prefeitura de Araxá, Senai e Sebrae promovem aula inaugural do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil

Um projeto que transforma vidas e a realidade de toda uma comunidade. Este é o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que teve sua aula inaugural realizada nesta terça-feira (23).

A parceria entre a Prefeitura de Araxá, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Minas) visa a preparação de jovens para os desafios do mercado de trabalho e desenvolvimento de habilidades e técnicas para empreender, por meio do programa Escola do Empreendedorismo.

O lançamento contou com as presenças do prefeito Robson Magela; do superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha; do gerente do Sesi Senai de Araxá, Jefferson Cordeiro; dos vereadores Raphael Rios e Wellington Martins; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Juliano Cesar da Silva; do superintendente de Turismo e Inovação, Ricardo Ruas; do analista do Sebrae Araxá, Alessandro Souza; demais representantes das entidades parceiras e dos alunos aprovados no processo seletivo.

A iniciativa promissora oferece gratuitamente o curso técnico de Administração com ênfase em Empreendedorismo para 72 jovens (16 a 30 anos) de escolas públicas de Araxá, que estejam cursando ou que já tenham concluído o ensino médio. O projeto é aplicado pelo Senai Minas e conta com a metodologia da Escola do Sebrae (NEJ), sendo financiado com recursos próprios da Prefeitura de Araxá, R$ 300 mil, via indicação do vereador Raphael Rios.

Por meio de histórias de motivação e de empreendedorismo, Afonso Rocha, falou sobre o poder transformador do curso.

“Quando se tem uma motivação como esta, a capacidade de enxergar oportunidades é bem maior. O mercado de trabalho está mudando, as cidades estão em constante desenvolvimento e os jovens estão com a visão cada vez mais resiliente e empreendedora. Aqui vão ser formados não apenas técnicos em Administração, mas, principalmente, cidadãos prontos para transformar a cultura empreendedora de Araxá”, afirma.

O secretário Juliano Cesar acrescenta que o NEJ vai despertar o empreendedorismo nos alunos araxaenses. “Se tornarão grandes entusiastas. Cada um concluirá o curso munido de conhecimento para abrir o seu negócio e impulsionar ainda mais o nosso setor econômico, ressalta.

Para o vereador Raphael Rios, que indicou recursos à prefeitura para a implantação do NEJ, a educação empreendedora aos jovens de Araxá de forma gratuita é um enorme avanço. “É um projeto que já colhe frutos em várias partes do Estado, e Araxá é uma das primeiras cidades do Alto Paranaíba a ofertar o NEJ. Tenho certeza que essa ação vai transformar a vida e o futuro dos alunos”, diz.

O prefeito Robson Magela relata sobre a satisfação da Administração Municipal em poder oferecer a tantos jovens um curso de qualidade, em parceria com o Senai e o Sebrae.

“Araxá é hoje uma das cidades que mais ofertam oportunidades de trabalho no Estado. Não vamos medir esforços para que capacitações como essa continuem sendo ofertadas no município. Estamos imensamente felizes com esse importante investimento e torcendo para que cada aluno colha um caminho de sucesso, logo em breve”, diz.

A aluna Alana Bruna Rufino Leonel, de 29 anos, fala como tomou a decisão em fazer o curso. “O NEJ me chamou muito a atenção pela grade curricular, pelo método renomado e pela oportunidade gratuita em me profissionalizar em uma área que já atuo e gosto bastante. O apoio da Administração Municipal e das instituições privadas nos motiva ainda mais a querer se capacitar”, comenta.