Leis de valorização aos servidores públicos da Prefeitura de Araxá vão fomentar R$ 45 milhões anualmente na economia local

Mais um dia histórico para o funcionalismo público araxaense! Após mais de 30 anos de reivindicações, a Administração Municipal implantou o novo Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Quadro Geral da Prefeitura de Araxá, e o Plano de Carreira, Remuneração e Valorização dos Profissionais da Educação.

O prefeito Robson Magela sancionou as novas legislações que corrigem distorções, atualizam e garantem direitos dos servidores que estavam previstos desde 1990, mas nunca haviam sido aplicados. Ao todo, os benefícios concedidos aos quase 5 mil funcionários públicos da Prefeitura irão movimentar cerca de R$ 45 milhões anualmente na economia local.

A solenidade de assinatura das novas legislações foi realizada na sede do Poder Executivo, nesta quarta-feira (24). Além do prefeito Robson Magela, a cerimônia contou com a presença de centenas de servidores públicos, secretários municipais, dos vereadores Bosco Júnior (presidente da Câmara), Evaldo do Ferrocarril, João Veras, Jairinho Borges e Alexandre dos Irmãos Paula, e da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto).

A construção dos projetos teve o trabalho realizado de forma conjunta pela Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Fazenda, Planejamento e Gestão, Câmara Municipal e o Sinplalto.

O prefeito Robson Magela destaca que os servidores públicos são os que fazem a cidade funcionar e que essa valorização financeira irá retornar para toda a população.

“Hoje é um dia histórico para Araxá. Essa atualização e, principalmente, a implantação efetiva dos benefícios serão mais uma ação da gestão que demonstra o nosso trabalho de valorização do servidor, uma valorização financeira que irá movimentar toda a economia da cidade. Isso quer dizer que os servidores públicos vão ter a oportunidade de comprar algo melhor para seus filhos, para suas casas, vão fazer com que a nossa economia gire. E com a economia girando, automaticamente vai gerar mais emprego, mais renda e mais conforto para as famílias de Araxá”, ressalta.

Servidora da Prefeitura de Araxá há mais de 30 anos, a professora Cida Campos conta sobre a felicidade de estar realizando um sonho antigo. “Eu me sinto imensamente feliz por estar aqui, porque em 1992 eu estava junto com a comissão que lutava pelo Plano de Carreira. E ver que hoje aquela luta valeu a pena é muito especial, é muito gratificante. Então, eu agradeço imensamente a esta gestão, à Prefeitura Municipal de Araxá, em nome de todos os servidores que concretizaram esse momento tão importante”, diz.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal Araxá, vereador Bosco Júnior, a implementação desses projetos trará benefícios significativos para os servidores, garantindo uma estrutura mais justa e transparente.

“Gostaria de parabenizar todos os vereadores por sua dedicação e comprometimento na análise e aprovação desses projetos. A assinatura desses projetos marca um novo capítulo em nossa Administração Pública, destacando nossa busca incessante por uma gestão eficiente e alinhada às necessidades de nosso município”, reitera.

O presidente do Sinplalto, Hely Aires, destaca que as duas legislações foram amplamente debatidas antes da aprovação na Câmara e que se tratam de um marco histórico na cidade. “Primeiramente, é necessário agradecer à Administração pela valorização do servidor. No quadro geral foi uma espera de mais de 30 anos. E o que nós hoje enxergamos são coisas que outras administrações não fizeram, a gestão atual conseguiu em três anos elevar o vale-alimentação, fazer o novo estatuto e hoje sancionar dois projetos que vão melhorar as condições financeiras do servidor público municipal”, reforça.