ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Projetos de educação patrimonial integram alunos à preservação da memória e cultura de Araxá

Instituir a cultura e integrar estudantes em ações de preservação e conscientização. Com este propósito, os projetos de Educação Patrimonial da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) são promovidos nos museus da cidade. Durante o ano de 2022, os espaços receberam a visita de 887 alunos de 15 escolas de Araxá e excursões de dois colégios de outros municípios.

Os projetos foram executados nos museus Dona Beja, Calmon Barreto e Memorial de Araxá, Sacro e Legislativo e da Imagem e do Som. Durante as visitas, foram promovidas ações palestras sobre temas ligados à história dos espaços, plantio de mudas medicinais e culinárias, atividades educativas, teatro, apresentações musicais e oficinas artísticas.

As ações integram alunos de todas as idades da rede de ensino regular, a partir do 1° ano do ensino fundamental até o 3° ano do ensino médio. De acordo com a presidente da FCCB, Cynthia Verçosa, os patrimônios culturais são importantes para que a pessoa saiba o que aconteceu no passado e consiga fazer um link com a atualidade para compreender o presente.

“Visitar os patrimônios leva os jovens a aprenderem a valorizar o que temos de melhor na história da cidade. Temos em Araxá cinco museus e dois memoriais. É importante, desde cedo, começarmos a educar as crianças a terem este valor de identificação com a cultura local. Para trazer os alunos aos museus nós contamos com duas possibilidades: a primeira é quando o coordenador de cada espaço entra em contato com a escola e realiza o convite. Já a outra possibilidade é quando a instituição nos procura para realizar o agendamento de uma visita ou excursão”, explica Cynthia.

Ainda segundo a presidente da FCCB, o objetivo para 2023 é que os projetos sejam ampliados e tragam aos museus não só atividades ligadas à cultura, mas também para que os espaços recebam ações educativas agregando outros assuntos relevantes. “Estamos em contato com profissionais de outras áreas para trazer também novos temas aos nossos projetos de educação patrimonial como, por exemplo, abordagens ligadas à saúde e ao meio ambiente”, ressalta.

Escolas, instituições e professores da cidade ou de outros municípios interessados em realizar excursões para conhecer os museus de Araxá podem entrar em contato pelo telefone (34) 9.9313-0058 ou pelo e-mail ( secretaria.presidencia@fundacaocalmonbarreto.mg.gov.br ) para realizar o agendamento.