Prefeitura de Araxá lança Programa Colab Cidadão e disponibiliza mais de 80 serviços públicos por meio de aplicativo

Uma ferramenta que promove a participação direta da Prefeitura de Araxá com a população, proporcionando mais eficiência na prestação dos serviços públicos e atendimento de demandas do cidadão.

A Prefeitura de Araxá lançou, nesta quarta-feira (25), o primeiro Programa de Inovação Tecnológica e Comunicação Pública do Município. Por meio do Colab Cidadão Araxá, a população consegue apontar problemas públicos, fiscalizar, sugerir e avaliar os serviços oferecidos pela Administração Municipal.

O Colab é um sistema de gestão de relacionamento com o cidadão, elaborado por uma rede social e um conjunto de softwares modernos que promovem uma gestão pública colaborativa e de atendimento às demandas do cidadão.

São 14 categorias e mais de 80 opções de serviços e ferramentas disponíveis que permitem uma gestão colaborativa com foco na satisfação da comunidade, como por exemplo, consultas públicas e serviços digitais.

A plataforma é reconhecida e premiada mundialmente, estando presente em mais de 130 municípios brasileiros, dentre eles grandes centros como Campinas (SP), Recife (PR) e Maceió (AL). Dentre os prêmios reconhecidos, destacam-se o Melhor Aplicativo Urbano do Mundo (New Cities Foundation); Top 5 de solução “mobile” para governos do Mundo (WSA Awards – Abu Dhabi); e Negócio com maior impacto social e potencial de globalização (BID – Washington, DC).

De acordo com o prefeito Robson Magela, o Colab Cidadão coloca Araxá entre as principais cidades do Brasil que levam o avanço tecnológico para facilitar e estreitar o relacionamento da comunidade com a Gestão Municipal.

“A transformação digital é algo que avança a passos cada vez mais largos. As empresas públicas e privadas precisam se estruturar para se adaptar o mais rápido possível a essa realidade. Estamos usando tecnologia e inovação para melhorar a eficiência operacional dos serviços públicos, compartilhar mais informações e fornecer mais qualidade de serviço governamental e bem-estar ao cidadão”, destaca.