Intervenção para a correção da rede de esgoto da rua Brígido de Melo Filho é iniciada pela Copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) deu início ao trabalho de intervenção para recuperar a rede de esgoto da rua Brígido de Melo Filho, no bairro Bom Jesus, nesta terça-feira (24).

Em maio de 2022, a Prefeitura de Araxá concluiu a revitalização da via, porém, a antiga rede da companhia rompeu prejudicando o pavimento do local. De acordo com a Copasa, a previsão para finalização da obra é a primeira semana de fevereiro, a depender das condições do tempo.

Uma reunião para definir a intervenção foi realizada no começo desta semana, na Secretaria Municipal de Governo, conduzida pelo secretário Rick Paranhos, com participação dos vereadores Evaldo do Ferrocarril e João Veras, e equipe técnica da Copasa e da Prefeitura de Araxá.

O secretário municipal de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Ângelo França, explica que a Copasa realizará a troca da rede danificada. Já o Município fiscalizará o serviço e dará o apoio necessário para a recuperação da via.

“Esse era um trecho antigo, sem manutenção há cerca de 40 anos. A Copasa irá substituir as manilhas de cerâmica que estão apresentando esses defeitos e, caso haja alguma questão de drenagem pluvial, iremos nos programar para também fazer a substituição. Após a conclusão desse restauro, toda camada asfáltica da rua será recomposta”, destaca.

Segundo o engenheiro de operação da Copasa, Saulo Felício Teixeira, a estatal irá refazer toda rede de esgoto que estava irregular e de forma clandestina. “Nós descobrimos no final de dezembro que parte da rede de esgoto está embaixo dos imóveis naquela quadra, são mais ou menos 40 metros que serão remanejados para a via pública. A partir dessa alteração, vamos fazer um teste para ver se a rede está funcionando normalmente. A previsão de término é de 15 dias”, reforça.