IPDSA e parceiros promovem conscientização sobre geração de resíduos sólidos

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) vem promovendo um trabalho de conscientização em relação à geração de resíduos sólidos e seus reciclados. Uma blitz educativa foi realizada recentemente na Estância Hidromineral do Barreiro, em parceria com a CBMM, Polícia Militar de Meio Ambiente e Serviço de Trânsito e Transportes (Settrans).

Através de orientação, distribuição de lixo car e panfletos didáticos, a blitz faz parte da Campanha Educativa Socioambiental de Resíduos Sólidos. O lixo domiciliar, doméstico ou residencial trata-se de todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, sendo materiais orgânicos (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos) ou inorgânicos (embalagens, vidros, papéis).

Já o resíduo sólido é todo material que sobrou após processo de elaboração, consumo ou metabolismo – biológico, social ou urbano. São classificados de diferentes maneiras e podem ser ricos em nutrientes orgânicos ou valiosos enquanto matéria-prima em processos industriais.

O principal intuito da blitz foi realizar uma ação próxima à população da Área de Abrangência de Educação Ambiental (Abea) e ao público que frequenta o Barreiro, além de moradores, alunos e professores da AABB Comunidade e moradores da Boca da Mata.

De acordo com o superintendente do IPDSA, Vinícius Martins, as ações integradas entre empresas, prefeituras e comunidade são extremamente importantes para as ações sustentáveis na cidade.

“Hoje um dos temas de maior necessidade de conscientização da população de uma forma geral é com relação a geração de resíduos sólidos domésticos e seus reciclados. O envolvimento da comunidade em projetos que beneficiam de alguma forma toda a cidade é importantíssima nos dias de hoje”, explica.