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Projeto promove integração entre bibliotecas das escolas municipais de Araxá

Priorizar a educação, por meio do acesso à leitura é a proposta do projeto de Integração das Bibliotecas. A iniciativa que visa automatizar os espaços foi idealizada pela Biblioteca Pública Municipal de Araxá atenta às reivindicações e às necessidades das escolas municipais no que tange à organização, informatização e funcionamento das bibliotecas escolares. 

A Rede Municipal de Bibliotecas Escolares (REMBE) faz parte da plataforma Araxá Educa e tem como principal objetivo incentivar, orientar e apoiar as escolas a seguir os padrões da universalização das bibliotecas. A proposta é contribuir para que cada comunidade escolar possa estabelecer o perfil da sua biblioteca e contar com um espaço planejado para melhoria da qualidade da educação.

O trabalho envolve a organização e informatização do acervo, bem como a orientação e o suporte aos responsáveis pelos turnos de funcionamento das bibliotecas nas funções básicas de circulação dos livros e manutenção da coleção. As primeiras escolas municipais a aderirem a proposta foram Padre João Botelho, Alice Moura e Aplicação Lélia Guimarães. 

De acordo com a secretária de educação, Zulma Moreira, a relação com os livros e o conhecimento promovem a autoestima e o desenvolvimento das pessoas e o projeto é importante para ampliar esse aprendizado. “Por meio da leitura é possível desenvolver e promover o acesso ao conhecimento disponível nos livros e o domínio crítico da linguagem entre seus alunos. A integração das bibliotecas na REMBE é uma iniciativa que ajuda a fortalecer e concretizar a universalização das bibliotecas, propiciando o trabalho cooperativo em rede para uma educação de qualidade”, reforça.

A diretora da Biblioteca Municipal, Maria Clara Fonseca explica que os resultados têm tido uma boa repercussão na comunidade escolar e os alunos abraçaram com muito entusiasmo a inovação da biblioteca na rede. “O apoio do gestor da escola e da equipe pedagógica foi fundamental para o desenvolvimento, reconhecimento e valorização da biblioteca no âmbito escolar. A perspectiva é que o número de bibliotecários e auxiliares seja ampliado, possibilitando atender o maior número de escolas de forma regulamentada com a atuação do profissional bibliotecário”, explica. 

Integração das bibliotecas

O trabalho em rede possibilita o compartilhamento e a otimização de recursos. As bibliotecas participantes da rede que possuem vários exemplares de um determinado título podem disponibilizar alguns para permuta com outras bibliotecas e/ou realizar empréstimos entre bibliotecas. 

Os alunos podem identificar os livros existentes na biblioteca da sua escola, assim como, conhecer os livros das outras bibliotecas da rede. A proposta é integrar todas as bibliotecas na REMBE, por meio do sistema de informação “Koha”, um software livre, sem custos de licença de uso e taxas de manutenção. 

“Não importa o local onde estiver, seja no laboratório de informática da escola, no computador de casa ou no celular, alunos, professores e pais terão acesso ao acervo das bibliotecas e poderão acessar, no catálogo virtual, todos os dados que identificam o livro, bem como visualizar a capa e, até mesmo, ler o resumo da obra”, destaca Maria Clara Fonseca.