Araxá supera a meta de cobertura vacinal contra a poliomielite

Em Araxá, das 5.227 crianças de 1 ano a menores de 5 anos que fazem parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, 5.072 já foram imunizadas, o que corresponde a 97% de doses aplicadas.

O Ministério da Saúde colocou como meta 95% de imunização do público-alvo para atingir esse percentual. Para superar esse percentual, umas das estratégias da Prefeitura de Araxá foi ter realizado, no mês de setembro, a mobilização em escolas e creches municipais.

De acordo com a coordenadora de Imunização, Érica Fonseca, essa parceria com a Secretaria Municipal de Educação fez toda a diferença para que a meta fosse atingida.

“Araxá conseguiu alcançar 97% da população apta a tomar a vacina da poliomielite, e isso foi possível com o apoio da Secretaria de Educação, das enfermeiras das Estratégias de Saúde da Família, da equipe de Vacinação e da Comunicação. Quero agradecer a todos, pois é uma campanha de grande importância e relevância. A poliomielite é uma doença grave, que já foi erradicada no país e precisamos evitar esse ressurgimento”, explica.

Prorrogação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite foi prorrogada até o dia 21 de outubro. A imunização é voltada para crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Também para o mesmo período, foi prorrogada a Campanha de Multivacinação, que é voltada para o público de 2 meses a menores de 15 anos.

Em Araxá, a aplicação acontece, de segunda a sexta, nas Salas de Vacina da Unicentro, Unioeste, Unileste, Uninordeste e Uninorte, das 8h às 16h; na Unisa e Unisul, das 8h às 13h; e no ESF Max Neumann, das 12h30 às 17h. Os menores devem estar acompanhados e levar a Certidão de Nascimento ou RG, o Cartão de Vacina e o Cartão do SUS (se tiver).