AMEs registram 7 mil atendimentos de clínica médica e desafogam demanda na UPA

Com o objetivo de disponibilizar aos setores mais populosos da cidade atendimentos ambulatoriais de emergência 24 horas por dia, a Prefeitura de Araxá inaugurou, há um mês, dois Ambulatórios de Emergência (AMEs), um na Uninorte e outro Unileste. Nesse período já foram registrados 6.961 atendimentos de clínica médica, sendo 3.971 na Uninorte e 2.990 na Unileste, além de 153 atendimentos de enfermagem nas duas unidades.

Comparado com o mês de agosto, que antecedeu a implantação dos AMEs, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) havia registrado 5.705 atendimentos de clínica médica. Já no mês seguinte, após a inauguração dos AMEs, esse número caiu para 4.136.

“Os Ambulatórios de Emergência (AMEs) estão cumprindo muito bem o seu papel. Além de desafogar os atendimentos de clínica médica da UPA, proporcionaram mais proximidade à população, com mais conforto, agilidade e qualidade”, reforça a secretária municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves Pereira.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária, Carla Alves Constant, o primeiro mês de funcionamento absorveu toda a demanda espontânea da procura por atendimentos, tanto clínico quanto para realização de procedimentos.

“Vimos de maneira muito satisfatória a ampliação dos atendimentos ambulatoriais, que dobraram em relação ao mês de agosto. Isso nos mostra que a descentralização do acesso ampliou a procura da população, que muitas vezes não buscava esse auxílio devido à distância que tinha que percorrer. Com a ampliação das unidades 24 horas, foi possível comprovar uma redução de consultas clínicas na UPA”, destaca.

O prefeito Robson Magela destaca que os AMEs permitiram uma reestruturação na equipe multiprofissional e modernização no atendimento. “Investir em saúde é um dos principais compromissos da gestão. Por isso, a Administração Municipal não mediu esforços para adquirir novos equipamentos, mobiliários, ambulâncias, enfim, colocamos todos os recursos necessários à disposição para um atendimento humanizado e com a qualidade que a população merece”, reitera.

Sobre os AMEs

Os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, com ênfase nas necessidades da rede básica. Eles visam desafogar a alta demanda na UPA 24h.