Com apoio da Prefeitura, o projeto Cesta na Educação atende cerca de 150 crianças e adolescentes em Araxá

O projeto Cesta na Educação leva o basquete para crianças e adolescentes em Araxá desde setembro de 2021. Durante as atividades são desenvolvidos valores de forma lúdica e saudável e habilidades, visando o incentivo à saúde e à formação social por meio do esporte. O projeto atende cerca de 150 alunos, de 6 a 18 anos, matriculados na rede pública de ensino. A Prefeitura de Araxá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, realiza a cessão dos espaços e a articulação junto às escolas para a divulgação das atividades.

As aulas são desenvolvidas no contraturno escolar, no Ginásio Rymer Dias Duarte, no bairro Max Neumann, e no Ginásio Paulo de Souza, no bairro Jardim Natália. Nesta quarta-feira (25), foi realizada a distribuição de presentes para os alunos e anunciada a continuidade do projeto para 2022. Estiveram presentes representantes das Secretarias de Esportes e de Educação, além dos coordenadores e familiares dos alunos.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, José Antunes Soares Júnior (Dedé), a prefeitura se sente honrada em apoiar projetos sociais importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Esses projetos não se limitam somente à prática esportiva, mas, sim, à inclusão social que ela promove. E esse é o objetivo da gestão, integrar crianças e adolescentes para que eles possam sair das ruas e aprender, por meio do esporte, valores que vão levar para o resto de suas vidas”, destaca.

O projeto é uma iniciativa da Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo e Cultural (Aedec) e a viabilização é possível através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos, seja deduzido do saldo devedor anual do Imposto de Renda. O diretor de projetos, Yghor Queiroz Gomes, explica a importância do apoio da prefeitura na cessão dos espaços esportivos.

“Nós não conseguiríamos manter o projeto sem ter parceiros como a Secretaria de Esportes, que nos cedeu esses espaços maravilhosos, iluminados, fechados e seguros para executar as atividades com os nossos pequenos atletas. Por meio desta parceria com o Poder Público, em vez de gastarmos dinheiro com estrutura, aplicamos o recurso na prática esportiva, levando benefícios para todos os atendidos”, reforça.