Unileste oferece Centro de Hidratação para tratamento da dengue

A Prefeitura de Araxá abriu, nesta terça-feira (24), o Centro de Hidratação para pacientes em tratamento da dengue. O serviço funciona na Unileste e tem como objetivo apoiar a rede de saúde no acompanhamento de pacientes com suspeita da doença, além de oferecer exames de sangue e hidratação com soro.

A coordenadora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araxá, Carla Aparecida Alves Constant, explica que todas as Unidades Básicas e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) que tenham um médico para atendimento clínico estão aptas a oferecer a hidratação com soro. Entretanto, na Unileste esse serviço é oferecido aos pacientes de livre demanda, ou seja, que têm os sintomas, mas ainda não fez nenhum agendamento.

"O paciente vai passar pela triagem, onde serão conferidos os sinais vitais e depois ele vai passar pela consulta médica. O médico solicita os exames que podem ser colhidos na própria unidade e no mesmo dia ele já tem a resposta em relação a esses exames. Dependendo do quadro, o paciente já será indicado ao início da soroterapia, além de ter acesso aos remédios que irão melhorar o estado geral de saúde", afirma Carla.

O médico clínico geral que atende na Unileste, João Gabriel Sacramento, ressalta que a avaliação médica é imprescindível em caso de suspeita de dengue para dar início ao tratamento imediato e evitar uso indiscriminado de medicações sem receita médica, o que pode prejudicar o tratamento.

"A hidratação é um dos pilares do tratamento da dengue, seja ela via oral ou endovenosa. Outro fator importante é que se a gente consegue controlar os sintomas no primeiro momento, esse paciente tem mais chance de passar pela doença em casa, com uso dos medicamentos corretos e sem a necessidade de hospitalização", explica.

A secretária municipal de Saúde, Cristiane Gonçalves Pereira, afirma que o Centro de Hidratação é uma das estratégias adotadas pela Administração Municipal para garantir a assistência qualificada aos pacientes acometidos pela dengue. "A ideia é que o Centro de Hidratação para tratamento da dengue funcione até que haja uma redução no número de casos. Em situações de maior gravidade, o paciente será direcionado aos hospitais", informa.

A Unileste funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, e o Centro de Hidratação até às 19h, na av. Cassiano de Paula Nascimento, 290. O telefone de contato da unidade é o (34) 9 9257-1070.

Normalmente, o primeiro sintoma da doença é a febre alta (entre 39° e 40°C) de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas.