ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802

Araxá inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças com comorbidades ou deficiência permanente nesta quarta em três Unidades de Saúde, das 17h às 21h

A Prefeitura de Araxá inicia a vacinação para crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, nesta quarta-feira (19). A aplicação acontece por ordem de chegada em três Unidades de Saúde: Unicentro, Unioeste e Uninordeste, das 17h às 21h.

O município recebeu na última segunda-feira (17) um lote com 520 doses pediátricas para serem administradas nesta 1ª etapa. A convocação das próximas fases será de forma gradativa e de acordo com o quantitativo de doses repassadas pelo Governo de Minas Gerais ao município.

O imunizante utilizado é o da Pfizer, o único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) até agora para o público infantil. São duas doses a serem aplicadas, com intervalo de oito semanas entre elas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é imprescindível a vacinação de toda a população contra a Covid-19, já que esta é a medida mais eficaz no combate ao coronavírus.

Lista de comorbidades

Nesta fase inicial da Campanha de Imunização, a primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada mediante a apresentação de atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove as seguintes comorbidades:

- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 como lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensa
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita no adulto
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de down
- Cirrose hepática

Documentos necessários

No momento da vacinação é necessária a apresentação da cópia (xerox) da Carteira de Identidade e CPF, da Certidão de Nascimento, do Cartão do SUS (se tiver). Deverá ser apresentado também um atestado ou relatório médico (se não for recente, apresentar receita da medicação utilizada) que comprove a condição clínica da criança ou receita do medicamento de uso contínuo com, no máximo, 3 meses.

O responsável por acompanhar a criança no ato da vacinação na aplicação deverá apresentar um documento original de identificação com foto.

Pais ou responsáveis

Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada ao acompanhante por um termo por escrito. O modelo para impressão está disponível no link "Protocolos Covid-19" > "Termo de Autorização de Acompanhante - Vacinação Infantil Contra a Covid-19 do site oficial ( www.araxa.mg.gov.br ).

Link direto - https://municipiovirtual.com.br/araxa/dados/site_protocolo_covid/3/arquivo/termo-de-autorizacao-de-acompanhante-vacinacao-infantil-contra-a-covid.pdf .