Prefeitura esclarece concessão de cestas básicas para as famílias carentes de Araxá

Em resposta a postagem nas redes sociais da Vereadora Fernanda Castelha referente a concessão de cestas básicas, colocando em dúvida a ação realizada pelo município, cabe esclarecer:

Estamos vivenciando uma situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia do coronavírus. Diante disso a Prefeitura Municipal de Araxá, tomou diversas medidas de forma imediata para a proteção das famílias de nossa cidade. Neste contexto a Secretaria de Ação e Promoção Social realizou aquisição de um número maior de cestas básicas, acrescentando itens de higiene, ajudando as famílias mais pobres a cumprirem as regras necessárias ao combate do vírus. Preocupados ainda com a permanência em tempo integral das crianças em casa, houve também um acréscimo na quantidade de gêneros alimentícios.

A concessão do benefício de cestas básicas sempre foi oferecida às famílias em situação de vulnerabilidade, mediante cadastro existente na Secretaria, nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e Núcleos de Convivência, porém a distribuição aumentou consideravelmente devido ao impacto ocasionado a diversas famílias. A Administração Municipal tem um claro objetivo em levar alimentos às residências das famílias que neste momento passam por dificuldades causadas pelas atuais circunstâncias, para isso os assistentes sociais realizam o cadastro, onde critérios são analisados considerando ausência de renda, número de crianças, deficientes, idosos e aqueles que não estão recebendo outros benefícios, constatada a necessidade a cesta básica é entregue na residência da família.

Importante também esclarecer que reforçando essa ação prioritária, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação também está concedendo cestas básicas, através de levantamento realizado por diretores, professores que são conhecedores da comunidade escolar.

Um momento como este exige responsabilidade com as informações que são levadas à população, principalmente por agentes públicos, visto que causam transtornos, deixando confusas e inseguras as famílias mais vulneráveis que são as mais prejudicadas pela crise gerada pela pandemia e que mais necessitam da cesta básica.