Prefeitura promove ação educativa sobre prevenção de acidentes do trabalho

Equipes do Cerest promoveram um Pit Stop com prestação de serviços com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Chamar a atenção da sociedade para adoção de uma cultura de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Esse foi o objetivo da ação educativa promovida nesta segunda-feira, 29, pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Araxá. As atividades foram realizadas na Praça Governador Valadares e o Pit Stop da Saúde do Trabalhador teve distribuição de folders educativos, alongamentos, aferição de pressão arterial e orientações para a população.

A Coordenadora do Cerest, Flávia Aparecida Freire de Almeida, explica que o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, é celebrado em 28 de abril. Informa que em 2018, foram realizadas em Araxá, 227 notificações de agravos/doenças relacionadas ao trabalho, sendo 107 acidentes de trabalho graves, 02 fatais, 02 dermatoses ocupacionais, 56 Lesões por Esforços Repetitivos/ Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT), 03 intoxicações exógenas, 54 acidentes com exposição à material biológico e 01 transtorno mental relacionado ao trabalho. Os dados de trabalhadores formais e informais são da Vigilância Epidemiológica.

Flávia acredita que o número de notificações poderia ser maior se não fosse desconhecimento e a resistência dos profissionais em notificar os agravos, o que dificulta traçar um perfil de adoecimento e causas de óbito dos trabalhadores. “As notificações são importantes para que possamos entender melhor as causas de acidentes e das doenças, para traçar políticas de prevenção que atendam às necessidades dos trabalhadores”, ressaltou.