ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Prefeitura entrega certificados para participantes dos CRAS e Núcleos de Convivência

Quem participou dos treinamentos oferecidos nos espaços recebe os diplomas e alguns grupos encerram as atividades do ano com confraternização.

Dezembro época de confraternização e de encerramento do ano em vários cursos oferecidos pela Administração Municipal, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Núcleos de Convivência. As atividades que foram oferecidas para a população ao longo do ano, se consolidam agora nos encerramentos e as ações vão até o dia 18, em nove unidades.

O Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha, explica é grande a movimentação nesse período. Algumas pessoas recebem certificação dos cursos de qualificação e das oficinas que participaram, outros eventos tem caráter próprio de final de ano, são confraternizações entre as pessoas que passaram o ano inteiro se reunindo, como o grupo de idosos. As ações são promovidas no programa Casa do Pequeno Jardineiro, nos Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos bairros Boa Vista, Bom Jesus, Leblon, Pão de Açúcar, Pão de Açúcar IV e Santo Antônio; nos CRAS Abolição e Francisco Duarte.

Depois das festas de fim de ano, a secretaria faz uma pausa na primeira quinzena de janeiro para avaliar os resultados obtidos e elaborar o calendário de projetos para o ano que se inicia. “Cada região de Araxá tem uma característica diferente, algo que dá certo em um setor nem sempre é usado pela população de outro setor. Uma região onde é maior o número de crianças e adolescentes a prefeitura oferece uma atividade, na outra onde a população é mais tradicional, temos mais sucesso com projetos voltados para idosos.

O secretário ressalta que nesse período também são feitos treinamentos com todas as equipes que atendem a população. O trabalho tem o objetivo de avaliar as oportunidades de melhorias detectadas ao longo do ano e as novidades. “As coisas mudam muito, surgem novas normas, novas formas de trabalhar, novas legislações. A Administração Municipal tem que observar estas questões para garantir o atendimento que é voltado para a população carente do município, esse é o foco da nossa secretaria”.

Quem quiser sugerir atividades para serem oferecidas nos CRAS e Núcleos de Convivência pode procurar a direção das unidades ou a Secretaria de Ação e Promoção Social. As equipes estão atentas às demandas da cidade no que tange à população carente de Araxá.