Prefeitura tem participação importante na realização do FestNatal

Diversas secretarias participam com serviços de limpeza, lanches, manutenção da decoração, contação de histórias, ambulância, apoio fundamental para viabilizar o evento.

O FestNatal chega a sua 10ª edição e todos os anos conta com o apoio da Administração Municipal. O projeto é amplo, há um investimento de mais de R$ 1 milhão e 90% da verba é investida na cidade. A presidente da Fundação Cultural Acia, Régia Côrtes, destaca que o evento contribui com o desenvolvimento econômico da cidade, gera empregos, são muitas as instituições participantes e a prefeitura é fundamental na realização do festival. “Com o apoio do prefeito Aracely de Paula conseguimos viabilizar um evento dessa magnitude com agilidade.  Há um envolvimento muito grande da prefeitura de Araxá com o evento”.

Ela explica que um mês antes de começar o FestNatal as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos limpam as ruas, podam as árvores das avenidas onde os enfeites serão colocados, ajudam no transporte, embalagem, limpeza e recolhimento de todo o material usado na decoração das vias. Todas as casinhas da Vila do Noel são confeccionadas pelos marceneiros da secretaria, que também é responsável pela pintura e instalação.

Em parceria com a Secretaria de Educação e Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo fazem desde agosto um trabalho de formação musical com mais de 85 alunos. É um coral natalino com crianças, muitas nunca tiveram acesso à música. O coral se apresenta na chegada do Papai Noel, no calçadão, no Grande Hotel, no placo principal do FestNatal e em empresas. “Uma ação muito importante que a Escola de Música fez de capacitação dessas crianças, trabalho com voz, ensaios de músicas natalinas, o show deles é de 25 a 30 minutos. Isso foi viabilizado pela prefeitura através de transporte para os ensaios, lanche e mão de obra dos professores envolvidos no projeto”.

A secretaria de Educação também cedeu os móveis que decoram as casinhas da Vila do Noel na praça Governador Valadares. A partir do dia 13, professores e pedagogos farão oficinas, contação de histórias, atividades lúdicas e brincadeiras. A secretaria de Ação e Promoção Social fornece lanche para a equipe que faz a contação de histórias. A Secretaria de Turismo ajuda a fomentar o evento através da rede hoteleira, é parceira com divulgação, multiplicação, empresta o palco para as apresentações na Vila do Noel.

A secretaria de Saúde cede todas as noites a ambulância e uma equipe fica durante os 23 dias, dando assistência ao evento no pátio do Estádio Fausto Alvim. A secretaria de Segurança Urbana e Cidadania se reuniu com parceiros e decidiu sobre a segurança da cidade, do evento e dos visitantes. A Assessoria de Trânsito e Transportes de Araxá (Asttran) fica a disposição na entrada da Arena Principal todos os dias. Na parceria com o Teatro Municipal, várias apresentações são promovidas no local, viabilizadas no espaço que é da prefeitura.

Régia destaca também o apoio da secretaria de Governo, permitindo a flexibilidade dos funcionários da Fundação Calmon Barreto e das Secretarias para atender o FestNatal. Também permite a liberação do alvará para a utilização do estacionamento do Estádio Fausto Alvim. “A participação é geral e total, sem a parceria com a prefeitura seria difícil promover o festival”.

Régia ressalta que pela campanha “Natal de mãos dadas” terão parceria com a Fundação da Criança e do Adolescente para oportunizar atividades com as crianças da Casa Lar e da Casa Abrigo. Elas vão participar das atrações do FestNatal como frequentar a Brinquedolândia, a sala de vídeo e visitar a Casinha do Papai Noel.

O projeto movimenta turisticamente a cidade, 80% da mão de obra é de Araxá, são contratados costureiras, empresas de alimentação, estrutura, fotógrafo, locutor.  Entre prestadores de serviços diretos e indiretos, são quase mil pessoas. “Em 2017 mais de 80 mil pessoas participaram das atividades e já tivemos recorde de público, na chegada do Papai Noel. Segunda-feira não tem atividades na Arena, fizemos ontem um show mais acústico e o espaço recebeu um público muito expressivo”.