Teste rápido de HIV e entrega de preservativos e folhetos serão realizados na sexta-feira e no sábado.
A Prefeitura de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), ligado ao setor, programa atividades como montagem de mural sobre a data, a distribuição de folhetos explicativos, preservativos e teste rápido para HIV na sexta-feira, 30 de novembro com as profissionais da rede municipal de saúde, trajadas com a camisa da campanha – Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Laboratório Municipal, Setor de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica. O tema proposto pelo Ministério da Saúde e tratado nessa edição será “30 anos do Dia Mundial de Luta Contra AIDS: uma bandeira de histórias e conquistas”.
Durante toda a tarde do mesmo dia, de 13h30 às 16h30, será disponibilizado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) um teste rápido (resultado em 15 minutos) com pós-aconselhamento e distribuição de preservativos. A partir das 9 horas também de sexta-feira, 30 de novembro, terá uma blitz educativa, em parceria com o Setor de Zoonoses, para a conscientização sobre o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS com a entrega de folhetos, preservativos e testagem rápida de HIV.
No sábado, 1° de dezembro, testes rápidos de HIV serão oferecidos, na Unisul e Uninorte, de 8h30 às 12h. Essa data foi instituída em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde, cinco anos após a descoberta do vírus causador da aids, o HIV.
“O município de Araxá, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai despertar uma reflexão em toda a população sobre os cuidados e a prevenção da doença que infelizmente não tem a cura. As atividades serão com intuito preventivo”, destaca a coordenadora do CTA, Roberta Duarte Silva.