Cinco instituições foram beneficiadas pelas doações das equipes, em iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Esportes.
Solidariedade e esporte fazem uma tabelinha do bem em Araxá. Previsto no regulamento do Campeonato Ruralão, promovido pela Prefeitura Municipal de Araxá, através da Secretaria de Esportes, a cada cartão amarelo e/ou vermelho aplicado, a equipe penalizada disciplinarmente repassa um ou dois litros de óleo para quem realiza o evento esportivo. Durante os cinco meses de disputa, os clubes arrecadaram 590 litros de óleo, 230 litros a mais do que no ano passado.
As instituições beneficiadas com 110 litros de óleo foram as Obras Sociais Eurípedes Barsanulfo, a Casa da Sopa São Benedito, o Recanto do Idoso de São Vicente de Paulo e as Obras Sociais Jesus Te Ama. A Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), recebeu 150 litros. A equipe da Secretaria Municipal de Esportes esteve nas entidades fazendo o repasse das doações.
Adolfo Maurício da Silva, responsável pela pasta, ressalta que a doação dos óleos é de suma importância para valorizar o trabalho desenvolvido pelas entidades na cidade. “O Campeonato Ruralão se torna cada vez mais uma competição solidária que contempla as instituições. Estamos contribuindo para o desenvolvimento das ações das entidades e vamos continuar com a ação solidária nas próximas edições do campeonato”, comenta o secretário.
Se fora das quatro linhas, os clubes deram um exemplo de solidariedade, nos gramados de Araxá e região, o Ruralão também foi sucesso. Nessa temporada, o campeonato registrou o maior número de participantes desde 2015, ano em que a Prefeitura voltou a organizar a competição. Com 23 equipes na disputa, foram cinco fases até definir o grande vencedor da temporada, que foi a Fazenda Máfia, hexacampeã do Ruralão, derrotando a Capela na decisão.