1° Festival de Esportes da Escola Municipal Aziz J. Chaer

Uma competição para promover a autoestima dos alunos, fortalecendo o elo entre a família e a escola.

A Escola Municipal Aziz J. Chaer promoveu o 1° Festival de Esportes na última sexta-feira, 13. A competição organizada pelas professoras de Educação Física da Escolinha de Esportes Especializados, Rafaela Magalhães da Silva Barbosa e Lorena Lemos, contou com o apoio da Administração Municipal através das Secretarias de Esportes, Educação, Segurança Pública e Cidadania.

As partidas foram promovidas no ginásio do bairro Jardim Natália, das 7h às 11h30, nas modalidades vôlei e futsal, masculino e feminino, para as categorias mirim (10 a 12 anos) e infantil (de 13 a 15 anos). Segundo a professora Rafaela, a ideia surgiu quando começaram a ministrar as aulas na Escolinha de Esportes e foram surgindo alunos. Atendem cerca de 80 estudantes e eles nunca tinham tido um festival só da Escolinha. “Os alunos auxiliaram em todas as etapas, participaram dos treinos, ajudaram na arrecadação de brindes e dinheiro. Cada um tem uma função, tem o que toma conta do uniforme, da mesa, do placar, apoio para retirar a mesa, chamar o time, os maiores são técnicos dos menores, ajudaram em tudo”, ressalta Rafaela.

O Festival seguiu o protocolo das competições oficiais, com execução do Hino Nacional na abertura, juramento e apresentação de dança, seguidas das partidas de futsal, intervalo para o lanche, sorteio de brindes e os jogos de vôlei. “Os alunos tiveram uma participação excelente, respeitaram todas as regras. Estamos emocionadas com o envolvimento e empenho deles. Nosso objetivo é promover a autoestima dos estudantes através do esporte e assim fortalecer o elo entre família e escola.”

A adolescente Sofia Cooly Martins, 14 anos, cursa o 9° ano, na escola, gosta muito de praticar esportes, disputou partidas de futsal e vôlei. Conta também que os alunos maiores ajudam como técnicos os mais jovens. ”É importante participar de competições, porque os meninos poderiam estar na rua fazendo um monte de coisa errada, porque não fazer esporte, isso aqui é tão legal”.

A dona de casa, Elisângela Divina Pereira, acompanhou a filha Mariana Pereira Silva Barbosa, que cursa o 6° na Escola Aziz J. Chaer e disputou o Festival de vôlei. “A nossa participação como pais é muito importante, a gente tem que sempre estar presente na vida da criança, apoiar os filhos, os professores e a escola. Também é uma forma de motivar minha filha a interagir com as outras crianças”.

O secretário de Esportes, Adolfo Mauricio da Silva, ressaltou que a Administração Municipal sempre é parceira dos eventos esportivos e ver a satisfação dos jovens disputando o Torneio é muito bom. Cedemos o espaço e todo o material esportivo, bolas, arbitragem, redes de futsal e vôlei. “É para isso que o ginásio foi construído e esse envolvimento das secretarias apoiando eventos dessa natureza é muito importante. A gente fica muito feliz, percebendo a interação entre pessoas, mães torcendo para os filhos, isso é fantástico”, destaca.