Mais valorização, lazer e qualidade de vida para o servidor municipal

Prefeitura e Iprema vão construir um centro administrativo com atividades variadas.

O Instituto de Previdência Municipal de Araxá – Iprema, vai implantar em parceria com a prefeitura um centro administrativo e de entretenimento. Segundo o Superintendente do Instituto, André Luiz da Silva, a ideia é criar um espaço com acessibilidade, mobilidade, praticidade e conforto para os servidores ativos e inativos.

André informa que o Instituto funciona em uma casa alugada, num espaço adaptado e sem acessibilidade. “Com a sede própria, o Iprema será valorizado e vamos agregar valor ao patrimônio do servidor, inclusive valor financeiro porque o imóvel e suas benfeitorias passam exclusivamente para o fundo previdenciário. Os investimentos aportados são frutos de economias que antes eram despesas administrativas e melhor geridas, incorporam à obra e ao patrimônio do servidor”, ressalta.

O projeto tem um conceito arquitetônico moderno e social. Vai ser a sede do Iprema, sendo adaptado às necessidades dos usuários. “Todo mês cresce o número de beneficiários são mais de três mil servidores e o espaço está restrito. A parte administrativa também é foco nosso. Precisamos de segurança documental, lugar certo para cada coisa com atendimento personalizado”, reforça.

O objetivo é dar uma utilização para o espaço que terá área social, recreativa e administrativa. A intenção é fazer com que o servidor utilize o espaço que é dele. Ele contribui todo mês, o município contribui também formando o fundo municipal que é para aposentadoria e benefício. Através de um convênio, o Iprema pagará uma parte e a administração municipal vai pagar a outra parte.  “Foi uma sugestão do prefeito que lançou o desafio e pediu um projeto amplo onde valorizasse todos servidores ativos e inativos”, acrescenta.

O serviço vai funcionar no bairro Guilhermina Vieira Chaer, acima da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, na área de 42 mil metros quadrados que pertence ao Instituto. A ideia é utilizar todo o espaço de forma ampla, envolvendo o servidor com atividades variadas. O local terá salão de festas, teatro para apresentações e projetos sociais, área recreativa com aparelhos de academia, parque ecológico, pista de caminhada, salão de jogos e memorial. “Não podemos gastar, nossa meta aqui é pagar benefício assistencial e aposentadoria, não somos associação, daremos condição para que parceiros prestem serviços no local”, reforça.

O projeto foi feito no ano passado, os valores das obras serão atualizados para serem licitados. A previsão financeira em 2017 era de R$ 3,100 milhões. Como depende do mercado, será feita uma correção para saber se os valores serão mantidos. A previsão é iniciar o leilão de preços ainda esse ano e começar as obras em seguida. “Queremos que o servidor tenha mais qualidade de vida, utilize o espaço, participe, dê utilidade. Vamos colocar vida naquele lugar onde hoje é uma mata, transformaremos o espaço que é patrimônio do servidor”, finaliza André.