Audiência Pública destaca atendimentos de alta e média complexidade em Araxá

Atendimentos onde são necessários recursos tecnológicos avançados e competência médica multiprofissional para resolver o problema de maneira eficaz. A Audiência Pública da Saúde realiza na última segunda-feira, 21, destacou o crescente desses atendimentos de alta e média complexidade em Araxá. Entre maio e agosto deste ano, a Prefeitura de Araxá realizou 56.043 atendimentos no setor, uma média mensal de superior a 14 mil atendimentos à população. De acordo com o setor de regulação da secretaria municipal de Saúde, foram realizados 14.318 procedimentos na Unisul, 12.566 na Unileste, 8.988 na Uninorte e 20.171 na Unisa.

De acordo com a coordenadora, Carla Fernandes Ribeiro Borges, os números espelham o engajamento em atender a demanda da população. “Tivemos um aumento maior de atendimentos nas nossas unidades básicas convencionais (Unisa, Uninorte, Unisul, Unileste) com a contratação de vários médicos, fisioterapeutas e produção que compõe o bloco de alta e média complexidade. O nosso compromisso é adequar a demanda da população com a oferta dada pelo município”, afirma.

Atenção Básica

Durante a apresentação do setor de Atenção Básica a audiência pública, também foi destacado o balanço das consultas em clínica médica, pediatria e ginecologia/obstetrícia, que totalizaram 15.263 atendimentos: 3.405 na Uninorte, 2.539 na Unisul, 3.672 na Unisa, e 3.287 pela Unileste. Ao considerar as especialidades de pediatria e ginecologia/obstetrícia, a Unioeste realizou 993 atendimentos, enquanto foram 703 na Unicentro e 664 na Uninordeste.

O levantamento feito sobre os serviços das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) totalizaram 20.780 consultas médicas e 20.780 agendamentos na clínica médica. Houve a realização de 69.261 visitas domiciliares. O serviço de enfermagem da rede básica compreendeu um total de 37.579 procedimentos realizados: consultas de enfermagem, retirada de pontos, medicação injetável, curativos, aferição de pressão arterial, inalação, testes rápidos e glicemia capilar.

As atividades desenvolvidas com a população em geral também estiveram em alta com 287 atendimentos em grupo, 119 avaliações e procedimentos coletivos, 120 programas de educação em saúde e cinco mobilizações sociais.

Saúde Mental

Os dados levantados pelo setor de Saúde Mental apontaram que a Unisa, Uninorte, Unisul, Unileste, juntamente com o Centro de Testagem e Aconselhamento, realizaram 1.526 procedimentos de psiquiatria, 7.260 de psicologia e 2.239 de assistência social. Já no Caps Maria Pirola, foram 19.194 procedimentos realizados; e no Caps AD, onde foram 3.078 procedimentos.

PAM

O balanço do segundo quadrimestre do Pronto Atendimento Municipal (PAM) detalhou a realização de 34.239 atendimentos. No que tange aos serviços de diagnóstico por imagem, foram 2.412 ultrassonografias, 8.243 exames de raio-X e 211 tomografias. Os exames laboratoriais com caráter de urgência totalizaram 15.032.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Alonso Garcia, os esforços para a reta final de 2017 estão voltados para a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), visando manter a crescente nos atendimentos para atender toda a população.  “O número de atendimentos realizados no município tem aumentado consideravelmente em toda a rede municipal de saúde. Isso, é uma demonstração que o município tem investido na área da saúde, com a contratação de mais médicos e oferta de serviços de saúde que não eram realizados pelo poder público. Para oferecer mais atendimentos, nosso foco agora é buscar a abertura da UPA, com inauguração prevista para o fim de novembro”, destaca o secretário.

Prestação de Contas

Durante a audiência pública também foi detalhada a aplicação de receita própria de R$ 32.002.786,12 em no setor saúde, o equivalente a 18,12% da receita municipal. A porcentagem é superior à obrigatoriedade de 15% prevista em lei federal.