Encerramento Semana de Trânsito

A Semana de Trânsito, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, encerrou ciclo de atividades relativo ao tema “Ação pela Segurança no Trânsito”, nesta sexta-feira (22), no Teatro Municipal. Palestras e blitze educativas fizeram parte de iniciativa que objetiva conscientiza motoristas e pedestres sobre a importância da educação no trânsito.

O evento foi prestigiado por lideranças políticas, servidores municipais, entidades parceiras, estudantes e comunidade. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu os anos entre 2011 e 2020 como a década de ação para segurança viária convocando todos os países para um esforço mundial em torno do tema.

Em 2009, a OMS registrou 1 milhão e trezentas mil mortes por acidentes de trânsito em 168 países. Esse número pode chegar até 1 milhão e novecentas mil mortes até 2020.

A realização da semana é uma forma de contribuir para se tenha um trânsito cada vez mais humanizado e harmonizado. Desde a última segunda-feira (18), a campanha atinge principalmente as crianças que estudam na rede municipal de ensino como uma maneira interativa e divertida de conscientização por meio do teatro, uma ferramenta muito importante e lúdica para que os pequenos passem o verdadeiro valor da importância de um trânsito melhor aos seus pais.

Em seu discurso, o secretário Élvio Bertoni enfatizou que a Semana Municipal de Trânsito atingiu cerca de 1,5 mil veículos em diversos pontos da cidade e cerca de 4,5 mil crianças receberam ensinamentos dos palestrantes nas escolas. “A Organização Mundial de Saúde instituiu desde 2009 um movimento internacional denominado ‘Maio Amarelo’ cuja proposta é chamar atenção da sociedade para um insuportável índice de perdas de vidas e mutilações em razão de acidentes de trânsito em todo mundo”, comenta.

O comandante do 37° Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Arnaldo Pereira Júnior falou em nome dos parceiros e afirmou que a semana contribuiu para formação de um bom cidadão no trânsito. “Araxá está na frente nesse aspecto. Tem a sua própria semana focada na educação para o trânsito, despertar a importância na questão que envolve esse assunto, não se atem somente a semana nacional que é em setembro. Efetivamente, eu acredito de não deixaremos de ter o trânsito em nossas vidas”, destaca.

Finalizando o último dia da Semana Municipal de Trânsito, o Núcleo de Incentivo à Leitura da Secretaria de Educação promoveu uma apresentação teatral mostrando exemplos de como não se deve comportar nas ruas e nas avenidas.

A Semana Municipal de Trânsito contou com as parcerias do Serviço Social do Comércio (Sesc), das Secretarias Municipais de Educação e de Turismo e Eventos, da Polícia Militar, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep), do Corpo de Bombeiros, do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os alunos fizeram trabalhos relacionados ao tema da semana municipal que serão divulgados posteriormente na Semana Nacional de Trânsito em setembro.