Palestras Campanha de Prevenção à Violência Infantojuvenil

A Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social promoveu, nesta quarta-feira (20), dois eventos dentro da programação da Campanha de Prevenção à Violência Infantojuvenil.

Às 14h, na Fundação Maçônica, aconteceu o encontro Café com Adoção com o tema “Quando eu voltar a ser criança...”, ministrado pelo psicólogo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Lindomar Expedito Silva Darós, mestre em Psicologia Social e doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Ele destacou sobre os preceitos legais, habilitação para a adoção de uma criança e o papel do psicólogo durante esse processo que é promover estudos, análises de casos, dar parecer e acompanhamento psicossocial.

Às 19h, no Virgilius Palace Hotel, ocorreu o Seminário de Prevenção à Violência Sexual Infantojuvenil, com duas palestras apresentadas por promotores de Justiça.

Na primeira palestra, o promotor de Justiça de Uberaba e coordenador das Promotorias de Infância e Juventude do Triângulo Mineiro, André Tuma Delbim Ferreira, abordou o tema “Atitude Adotiva”, explicando sobre as etapas de adoção, a importância do trabalho de um Grupo de Apoio e análise do Ministério Público e da Justiça.

Na segunda palestra, o promotor de Justiça de Divinópolis e coordenador do movimento nacional Todos Contra a Pedofilia, Carlos José Silva e Fortes, explanou sobre diversos casos de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes ocorridos pelo Brasil e suas disseminações pela internet, além da importância de cada cidadão também contribuir no combate denunciando esses crimes.

Participaram a vice-prefeita Lídia Jordão representando o prefeito Aracely de Paula, o secretário municipal de Ação e Promoção Social, Edson Justino Barbosa, a presidente da Fundação da Criança e do Adolescente, Valéria Sena, promotores de Justiça locais, Mara Lúcia Silva Dourado e Marcus Paulo Queiroz Macêdo, comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar, Arnaldo Pereira Júnior, delegado regional de Polícia Civil, Cézar Felipe Colombari da Silva, representantes de diversos segmentos, profissionais da área e demais convidados.

A campanha tem apoio da Agenda Comum Intersetorial 2015, Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Segurança Urbana e Cidadania, Fundação da Criança e do Adolescente (FCAA), Assessoria de Esportes Amador e Rural, Conselho Tutelar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Juizado Especial e Grupo de Apoio à Adoção de Araxá.