Bertoni reitera compromisso da Prefeitura com o setor de Segurança

A Administração Municipal participou da solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá (Consep), gestão 2017 / 2019, nesta quarta-feira, 5, no auditório da ACIA. O secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, representou o prefeito Aracely de Paula no evento que contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Ação e Promoção Social Lídia Jordão e do presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá (FCAA) Édson Justino Barbosa.

Eurípedes Lemos foi empossado como novo presidente do Consep sucedendo o empresário Sérgio Luiz Azevedo Goulart. A nova diretoria do órgão foi apresentada para o público presente e todos os novos integrantes fizeram um compromisso de posse. Élvio Bertoni faz parte da nova gestão do Consep como membro do Conselho Técnico Consultivo.

Antes de iniciar os discursos, o ex-presidente do Consep recebeu uma placa de agradecimento como uma forma de reconhecimento pelos seus serviços prestados. Em seu discurso, Sérgio reforçou a importância de formalizar parcerias em prol da Segurança Pública, como a existente com a Prefeitura de Araxá que apóia um dos programas de maior destaque do Consep referente aos cursos de Formação Humana para Reeducandos em Meio Livre, realizados por meio do Projeto de Mãos Dadas.

Esse projeto segue a metodologia do Consep que tem como objetivo principal é reforçar cada vez mais o elo de ligação entre a comunidade com a Polícia Militar e demais órgãos de segurança do município. “O Consep de Araxá pode dizer que é um pouco diferente das outras unidades que fazem esse mesmo trabalho pelo Estado porque ele é o elo de ligação muito importante para discutir principalmente o que pode ser feito para termos uma Araxá cada vez mais segura. O Consep está de portas abertas para cada cidadão”, comenta o novo presidente.

Em nome da Prefeitura Municipal, o secretário de Segurança Urbana e Cidadania Élvio Bertoni reiterou que o Consep é o braço da comunidade e não se isenta em demonstrar a sua responsabilidade com a Segurança Pública. “Queremos desejar ao novo presidente Eurípedes que ele tenha sucesso em sua administração não só por considerar a sua pessoa ou aqueles que lhe cercam na sua diretoria como pessoas capazes de fazer um bom trabalho. O que couber ao município, a Administração Municipal estará presente sempre respondendo”, comenta o secretário.

Bertoni ainda reafirmou o compromisso da Administração Municipal com o setor em que ele gere atualmente e destacou ações que fazem a diferença na comunidade. “A Prefeitura de Araxá está fazendo muitos investimentos no setor de segurança. A secretaria executa, por exemplo, o videomonitoramento em seu funcionamento trazendo resultados positivos tanto na repressão, como na prevenção da criminalidade. A Administração Municipal já está trabalhando para a ampliação no sistema. Iremos chegar a cinquenta câmeras aproximando muito a quantidade instalada em Uberaba”, acrescenta Bertoni.

Na oportunidade, o secretário Élvio Bertoni anunciou que o prefeito Aracely de Paula sancionou projeto de lei que destina recurso de R$ 164.985,68 ao Consep para a execução do programa “Mãos Dadas / patronato – redução da criminalidade e violência e promoção da defesa social, responsabilidade de todos” em publicação que saiu na última edição do Diário Municipal do Município (Doma).

Estiveram também presentes o comandante do 37° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Fernando Marcos dos Reis, o juiz de direito José Aparecido Fausto de Oliveira, o comandante da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil Vítor Hugo Heisler, empresários, vereadores e membros da sociedade civil e organizada que trabalham com Segurança Pública em Araxá.

Nova diretoria do Consep

Presidente: Eurípedes Lemos

Vice-presidente: Giovane Schettino

1° secretário: José Manoel Rios da Silva