ouvidoria@araxa.mg.gov.br (34) 3662-1802 • (34) 99257-0900

Boletim Oficial Coronavírus

Com o fim da emergência global decretado pela OMS, Formulário Covid é desativado em Minas Gerais

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Governo de Minas divulgou “Nota Técnica nº 5/SES/GAB-AI/2023” sobre a desativação do formulário de Covid para o monitoramento do número de casos confirmados e óbitos em Minas Gerais.

O Estado considerou ainda que o formulário não mais atende o momento atual da pandemia, uma vez que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou o fim da emergência global de Covid-19.

A adoção dessa ferramenta provocou um retrabalho por parte das Equipes de Saúde dos Municípios (que já devem registrar obrigatoriamente as notificações nos sistemas oficiais, onde inclusive podem informar dados mais completos do paciente) e uma rotina desnecessária para a equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), que passou a ter de prestar suporte para o formulário desenvolvido.

Com isso, o Boletim Semanal de Araxá teve a sua última atualização neste dia 29 de maio de 2023, podendo retornar caso haja novas diretrizes por parte do Estado. A medida também vale para o Vacinômetro. Dessa forma, está sendo feito alinhamento do fluxo de informação, a fim de integrar a fonte de dados em nível municipal, estadual e federal.

A partir de deliberação entre as áreas técnicas da SES-MG, ficou decidida a “suspensão do formulário Covid”, ao passo em que permanece obrigatória a notificação por meio dos sistemas de informação oficiais, quais sejam, Sivep-gripe e e-SUS Notifica.