29-09-2017 16:15

Outubro Rosa oferece atividades e atendimentos com orientação às mulheres

A saúde feminina ganha destaque durante a programação do Outubro Rosa. Com foco na prevenção e diagnóstico de câncer de mama e do colo uterino, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias da Saúde da Família (ESFs) terão aumento na oferta de vagas para coleta de citologia e solicitação de mamografia durante todo o mês. Também serão realizadas atividades físicas, de lazer e cultura, ações de orientação e palestra sobre violência doméstica.

A tradicional iluminação rosa enfeitará o Pronto Atendimento Municipal (PAM), Centro de Referência Em Saúde do Trabalhador (Cerest), prédio do Gabinete do Prefeito, Igreja de São Sebastião e o Parque do Cristo. No dia 18 de outubro, às 14h, a população poderá participar da palestra “Violência doméstica e familiar contra a mulher”, ministrada no Teatro Municipal pela delegada de Orientação e Promoção à Família, Paula Lobo Rios Dib.

“A programação desse ano está focada na prevenção do câncer, através da conscientização da população para quais alimentos previnem o câncer. Também abordaremos a importância da atividade física na prevenção, como fazer auto exame, onde procurar para realização de exames e quais principais fatores de risco. O trabalho prioriza a flexibilidade e aumento de oferta de exames para a mulher durante todo o mês de outubro”, afirma a Referência Técnica em Saúde da Mulher e da Criança, enfermeira Carla Aparecida Alves Constant.

O DIA D será realizado em 28 de outubro com caminhada em prevenção ao câncer de colo uterino e de mama, além da distribuição de panfletos educativos à população. Serão percorridas vias centrais com retorno para a praça, onde haverá alongamento realizado por fisioterapeutas da rede; orientação sobre prevenção ao câncer de boca em parceria com o setor de Odontologia; e exposição de alimentos que previnem o câncer. O Sesc realizará teatro temático sobre a prevenção ao câncer, enquanto o curso de Enfermagem da Uniaraxá demonstrará como fazer o autoexame das mamas. Uma aula de dança ficará por conta do Centro de Atendimento Múltiplo dos Talentos de Araxá (CAMTA).

Galeria de imagens - 1 até 4 de 4


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
ASTTRAN - Autuações e Penalidades