05-09-2017 09:10

Prefeitura oferece capacitação profissional nos Cras e Núcleos de Convivência

A inserção de moradores em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho é uma preocupação prioritária em Araxá. Prova disso é que os cinco Núcleos de Convivência e os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Francisco Duarte e Abolição estão oferecendo, gratuitamente, cursos de capacitação profissionalizante em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). São cerca de 300 vagas em 21 cursos destinadas aos beneficiários do programa Bolsa Família. As inscrições podem ser realizadas no local onde está ofertado o curso desejado até próximo dia 15. As vagas são limitadas e os materiais e equipamentos necessários serão fornecidos pela parceria entre a Prefeitura de Araxá e o Senac.

No Cras Francisco Duarte, serão disponibilizados os cursos de Cuidador infantil (25 vagas – 180h) e Qualidade no atendimento ao cliente (20 vagas – 20h). O Cras Abolição terá formação em Técnicas para garçom de bares (20 vagas – 40h) e Organização de armários de quarto e closet (20 vagas – 21h). No núcleo de convivência do Pão de Açúcar, serão oferta dos cursos de Preparo de Salgados (20 vagas – 20h) e Manicure e pedicure (20 vagas – 160h). 

O núcleo do Bom Jesus terá curso de Pizzas (20 vagas – 20h), enquanto no núcleo do Leblon a formação é em Básico de Maquiagem (20 vagas – 24h). A formação disponível no núcleo Boa Vista são Bombons e Trufas (20 vagas – 20h); e no núcleo Santo Antônio terá Design de Sobrancelhas (16 vagas – 40h). Os alunos participantes do Pequeno Jardineiro terão curso de Introdução à informática: sistemas operacionais e Office 2013 (14 vagas – 75h). Também haverá cursos de Preparo de Pães, Roscas e Biscoitos (20 vagas – 20h) e Montagem e decoração de mesa de frios (20 vagas – 20h), ambos com local a definir. Estão previstos para 2018 os cursos de Confecção de peças íntimas e Costureiro.

A gestora municipal do Bolsa Família e Cadastro único, Edna Rezende, destaca que a definição de cursos por local de oferta foi feita conforme as necessidades de mercado e demandas levantadas junto ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas. “Em primeiro lugar, fizemos um diagnóstico em várias regiões da cidade. Foi detectado por região, de acordo com o perfil de cada beneficiário, qual o curso oferecido em cada espaço. Partimos à procura de parceiros e fizemos de início essa parceria com o Senac. De acordo com a demanda, estamos buscando novas parcerias. Um dos próximos parceiros é o Sest/Senat”, detalha a gestora.

“Entendemos que os cursos deveriam ser levados a todos os nossos espaços no sentido de que se promova nesses locais a capacitação para o mercado de trabalho, especialmente daquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, desempregados ou com renda que não é suficiente para que se mantenham. Existe uma expectativa de que esses cursos de capacitação podem preparar a mão de obra e, consequentemente, essas pessoas que não estão ou foram tiradas mercado de trabalho possam, de uma forma mais capacitada, buscar melhores oportunidades de emprego e atender, também, a demanda das empresas de Araxá”, destaca a secretária de Ação e Promoção Social, Lídia Jordão.

Inscrição

Os interessados devem procurar o CRAS ou Núcleo de Convivência com a oferta do curso desejado e realizar a matrícula gratuitamente. Basta apresentar documento de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de endereço (água ou luz) referente ao último mês ou ao atual, comprovante de escolaridade (declaração ou histórico). Para menores de 18 anos é necessário apresentação de documento dos pais ou responsáveis. 

Galeria de imagens - 1 até 3 de 3


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
ASTTRAN - Autuações e Penalidades