09-08-2017 14:25

Produtores e Trade destacam potencial do novo atrativo turístico de Araxá

Projeto ‘Empreendendo o Turismo no Espaço Rural’ teve início na última semana com quatro roteiros que vão propiciar experiências inesquecíveis.

Um dos maiores potenciais turísticos e de desenvolvimento econômico da cidade, mas até então pouco explorado. Produtores rurais e o Trade Turístico da região estiveram reunidos na última semana para apresentação do projeto Empreendendo o Turismo no Espaço Rural’. A proposta, que cria um circuito turístico rural com quatro roteiros, tem como objetivo explorar de maneira sustentável todas as potencialidades no meio rural. Desde a produção dos premiados cafés, cachaças, queijos e doces da região até a rica cultura e costumes mineiros serão atrativos do novo projeto desenvolvido pela Prefeitura de Araxá.

Produtores rurais e o trade turístico destacam a importância do projeto e o grande potencial que a região tem no setor. “Araxá está em uma fase muito interessante de reestruturação do turismo. E esse projeto é mais uma forma de oferecer um novo atrativo turístico de Araxá. Nossa cidade tem, por natureza, a característica de receber bem as pessoas e uma forma de trabalhar que vai casar muito bem com esse projeto. Muitos turistas estão procurando justamente isso, passar um dia na fazenda, ver a rotina do campo; como faz o queijo e a cachaça. O projeto do turismo rural vai trazer bons frutos para Araxá e região”, avalia o proprietário da Pousada Dona Beja, Mário Morais Marques.

O produtor de queijo Alexandre Honorato, da Fazenda Só Nata, fabricante do Queijo Minerim AH, um dos locais incluídos no roteiro, destaca a iniciativa como uma forma de alavancar o turismo da região. “O turista quer ver coisa diferente e não ficar dentro de um hotel. Então, tendo a oportunidade de conhecer fazendas, produções de cachaças, queijos e cafés premiados é uma grande oportunidade. Esse projeto que a Prefeitura está realizando é excelente para o desenvolvimento econômico da cidade e da região”, acrescenta o premiado produtor.

Dalva Oliveira Lima é proprietária da Fazenda Sítio Real, também participante do projeto. Para ela, Araxá passa a explorar um potencial que a cidade sempre teve, neste caso, o turismo rural. “Temos muito potencial para ajudar no crescimento do turismo rural pela região. Estamos preparados para receber os turistas e pessoas com interesse de passear pelo campo. Também queremos receber famílias que querem almoçar nas fazendas e crianças que nunca viram animais no seu habitat natural”, ressalta a proprietária.

De acordo com a superintendente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas, Régia Côrtes, guias, agências, hotéis e pousadas já foram credenciados para iniciar a comercialização do novo atrativo turístico. Os quatro roteiros que compõe o projeto, sendo seis destinos, são: Roteiro 1 – Fazendas Asa Branca, fabricante das cachaças “Segredo de Araxá” e “Carnaval” e Sítio Real; Roteiro 2 – Fazenda Só Nata do Queijo Minerim AH (Alexandre Honorato) e Padaria Comunitária do Distrito de Itaipu; Roteiro 3 – Almoço no Horizonte Perdido e Roteiro 4 – Fazenda Barinas com Laboratório e Cafeteria.

Galeria de imagens - 1 até 5 de 5


Contribuinte
Nota Fiscal
Portal da Transparência
Parceria com o Terceiro Setor
Rotas
Webmail
PPA-LDO-LOA
Turista
Licitações
Ouvidoria
Diário Oficial
Contra Cheque
Junta Militar
Banco de Dados
Concursos
Processo seletivo educação
IPTU
Editais
Tarifas Aeroportuárias
Processo seletivo saúde
Processo Eleitoral Conselho Saúde
Junta Admin. de Recursos de Infração
ASTTRAN - Autuações e Penalidades